Foram 40 anos de história e 25 anos de Brasil. O motor Fire teve grande importância na história da Fiat e de todas as marcas agregadas aos diversos grupos à qual fez parte nas últimas décadas. Para mostrar que foi muito mais que um simples motor 1.0 ou 1.4, separamos alguns carros da Europa, Ásia e América do Norte que receberam alguma versão do motor Fire.
Alfa Romeo Giulietta
O hatch médio da Alfa Romeo saiu de linha em 2020, teve tempo suficiente para usar tanto o motor 1.4 T-Jet em versões de 105 e 120 cv, quanto o 1.4 Multiair Turbo com 150 ou 170 cv. Todos eles são da família Fire.
Ford Ka
Esta geração do Ford Ka passou longe do Brasil, ficou só na Europa. Feito em parceria com a Fiat, usava a plataforma do 500 e tinha o mesmo quadro de instrumentos do nosso Palio. Um dos seus motores era um 1.2 Fire de 69 cv.

Fiat 124 Spider
O Fiat 124 Spider ter sido equipado com várias versões do motor 1.4 16V Multijet Turbo com versões entre 140 e 170 cv representa, na verdade, um Mazda com motor Fire. Este carro é um Mazda MX-5 da Fiat e, inclusive, era fabricado no Japão. Durou até 2020.

Tata Indica
Qualquer semelhança com a lateral do Palio é mera coincidência. Esse hatch compacto indiano foi lançado em 1998 e a partir de 2008 passou a ser equipado com o motor 1.2 “Safire”, como a Tata identificou o motor 1.2 Fire de 71 cv. Ainda recebeu um 1.4 Fire (90 cv) e um 1.3 Multijet, também da Fiat.

Fiat Tipo
Ok, esta geração do Fiat Tipo chegou a ser vendida e fabricada no Brasil, mas não teve motores menores que os 1.6. Na Europa, havia versões mais baratas que utilizaram o motor 1.1 Fire com modestos 57 cv desde o lançamento, em 1988.

Autobianchi Y10
Não conhece a marca? A Autobianchi é italiana é foi criada pelas empresas Bianchi, Pirelli e Fiat em 1955. É uma história legal de uma marca que só fez carros pequenos e baratos. Um deles foi o Autobianchi Y10, o primeiro carro a receber o motor Fire (um 1.0 de 54 cv) lá em 1985 e que também foi vendido como Lancia Y10 – o antepassado do Lancia Y.

Dodge Dart
Pouca gente levou a sério a reencarnação do Dodge Dart como um projeto derivado do Fiat Viaggio chinês e com plataforma do Giulietta. Foi um dos piores investimentos dos tempos da FCA. Mas usou o motor 1.4 16V Multiair Turbo de 162 cv. Foi fabricado entre 2012 e 2016.

Jeep Compass
Sim, o Jeep Compass é um velho conhecido nosso. Contudo, enquanto no Brasil ele usava o motor 2.0 Tigershark aspirado com até 166 cv com álcool, na Europa o motor equivalente era o 1.4 16V Multiair Turbo que entregava 166 cv com gasolina.

Fiat Tipo SW (segunda geração)
Esta geração do Fiat Tipo é fabricada na Turquia desde 2015 e ainda tem versões hatch e sedã. Ao longo destes quase 10 anos, já usou o 1.4 16V com 96 cv e o 1.4 T-Jet de 120 cv, hoje substituídos pelo 1.0 Firefly (híbrido leve, inclusive) e pelo 1.5 Firefly híbrido leve 48V. Usa a mesma plataforma de Renegade, Compass e Toro.

Lancia Delta
Lançada em 2008, esta última geração do Lancia Delta é como se fosse uma versão maior e mais sofisticada do Fiat Bravo. Usou o motor 1.4 T-Jet de 120 cv e ainda foi vendido como Chrysler Delta no Reino Unido e na Irlanda.