Após registrar crescimento em 2023 na comparação com o ano anterior, o mercado francês perdeu fôlego em 2024. De acordo com a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais no país europeu, foram comercializados 1.718.417 veículos novos no ano passado, 3,2% abaixo do resultado de doze meses atrás (1.774.727).
Segundo o Best Selling Cars Blog (BSCB), o resultado foi quase 23% pior do que o registrado em 2019 (2.214.279), último ano antes da pandemia. Modelos a combustão registraram menos de 30% de participação, em oposição a uma evolução superior a 36% dos híbridos, que atingiram 34% de participação de mercado. Com desempenho similar ao de 2023, a Renault (277.297) liderou entre as montadoras pelo 2º ano seguido.
Dacia Duster Hybrid 2024 – Avaliação
Nº 1 até 2022, a Peugeot (232.714) viu sua desvantagem aumentar. Preferida por 144.979 consumidores, a Dacia completou três anos seguidos no pódio. Destaque positivo de 2024, a Toyota (127.519) cresceu mais de 18% e se aproximou da marca romena. Em situação oposta, a Citroën (111.536) foi apenas a 6ª colocada, sua pior posição em seu mercado local. Sétima, a BMW (67.147) avançou quase 13% e repetiu a posição de honra entre as marcas premium.
POS. |
MARCA |
2024 |
% MERCADO 2024 |
2023 |
% MERCADO 2023 |
% VAR. 2024/2023 |
1º |
RENAULT |
277.297 |
16,1% |
277.914 |
15,7% |
-0,2% |
2º |
PEUGEOT |
232.714 |
13,5% |
241.512 |
13,6% |
-3,6% |
3º |
DACIA |
144.979 |
8,4% |
156.390 |
8,8% |
-7,3% |
4º |
TOYOTA |
127.519 |
7,4% |
107.950 |
6,1% |
18,1% |
5º |
VOLKSWAGEN |
119.360 |
6,9% |
120.225 |
6,8% |
-0,7% |
6º |
CITROËN |
111.536 |
6,5% |
125.932 |
7,1% |
-11,4% |
7º |
BMW |
67.147 |
3,9% |
59.601 |
3,4% |
12,7% |
8º |
MERCEDES-BENZ |
51.267 |
3,0% |
51.836 |
2,9% |
-1,1% |
9º |
AUDI |
47.917 |
2,8% |
49.422 |
2,8% |
-3,0% |
10º |
HYUNDAI |
45.451 |
2,6% |
49.400 |
2,8% |
-8,0% |
11º |
SKODA |
44.501 |
2,6% |
38.257 |
2,2% |
16,3% |
12º |
KIA |
43.861 |
2,6% |
49.192 |
2,8% |
-10,8% |
13º |
FORD |
43.623 |
2,5% |
51.648 |
2,9% |
-15,5% |
14º |
TESLA |
40.709 |
2,4% |
63.041 |
3,6% |
-35,4% |
15º |
OPEL |
40.007 |
2,3% |
43.237 |
2,4% |
-7,5% |
16º |
FIAT |
32.770 |
1,9% |
40.336 |
2,3% |
-18,8% |
17º |
NISSAN |
28.371 |
1,7% |
36.450 |
2,1% |
-22,2% |
18º |
MG* |
24.599 |
1,4% |
– |
– |
– |
19º |
SUZUKI |
24.093 |
1,4% |
21.866 |
1,2% |
10,2% |
20º |
SEAT |
22.363 |
1,3% |
17.879 |
1,0% |
25,1% |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
|
|
TOTAL |
1.718.417 |
100,0% |
1.774.727 |
100,0% |
-3,2% |

No ranking de modelos, o Renault Clio (91.435) assegurou sua 2ª liderança seguida – a 22ª, de acordo com o BSCB – mesmo com queda de 6%. A vantagem sobre o Peugeot 208 (88.918), preferido em 2022, caiu para menos de 3 mil unidades. Avançando quase 10%, o Dacia Sandero (75.978) garantiu novamente uma confortável posição no pódio.
Próximos entre si, Peugeot 2008 (48.547) e Renault Captur (45.961) completaram o top 5 em baixa. Com a 4ª geração lançada durante o ano passado, a 3ª geração do Citroën C3 (38.834) registrou forte queda (-35%) e ficou sob ameaça concreta do Peugeot 308 (37.254) na disputa pela 6ª posição.
Destaque entre as marcas, a Toyota emplacou dois modelos no top 10: Yaris (35.065) e Yaris Cross (33.810), este último pela 1ª vez entre os líderes. A nova geração do Dacia Duster (23.511) encerrou seu 1º ano na 13ª posição como o estreante mais bem colocado. Destaque negativo, o Fiat 500 (17.306) perdeu quase a metade de seus compradores.
POS. |
MODELO |
2024 |
% MERCADO 2024 |
2023 |
% MERCADO 2023 |
% VAR. 2024/2023 |
1º |
RENAULT CLIO V |
91.435 |
5,3% |
97.471 |
5,5% |
-6,2% |
2º |
PEUGEOT 208 II |
88.918 |
5,2% |
86.263 |
4,9% |
3,1% |
3º |
DACIA SANDERO 3 |
75.978 |
4,4% |
69.106 |
3,9% |
9,9% |
4º |
PEUGEOT 2008 II |
48.547 |
2,8% |
49.344 |
2,8% |
-1,6% |
5º |
RENAULT CAPTUR II |
45.961 |
2,7% |
47.569 |
2,7% |
-3,4% |
6º |
CITROËN C3 III |
38.834 |
2,3% |
59.603 |
3,4% |
-34,8% |
7º |
PEUGEOT 308 III |
37.254 |
2,2% |
45.564 |
2,6% |
-18,2% |
8º |
TOYOTA YARIS |
35.065 |
2,0% |
28.835 |
1,6% |
21,6% |
9º |
TOYOTA YARIS CROSS |
33.810 |
2,0% |
31.073 |
1,8% |
8,8% |
10º |
TESLA MODEL Y |
28.577 |
1,7% |
37.127 |
2,1% |
-23,0% |
11º |
RENAULT AUSTRAL |
26.150 |
1,5% |
29.894 |
1,7% |
-12,5% |
12º |
VW POLO VI |
25.163 |
1,5% |
26.117 |
1,5% |
-3,7% |
13º |
DACIA DUSTER 3 |
23.511 |
1,4% |
– |
– |
– |
14º |
PEUGEOT 3008 III |
22.344 |
1,3% |
– |
– |
– |
15º |
DACIA JOGGER |
21.969 |
1,3% |
24.888 |
1,4% |
-11,7% |
16º |
OPEL CORSA |
20.764 |
1,2% |
19.602 |
1,1% |
5,9% |
17º |
FORD PUMA |
19.709 |
1,1% |
23.253 |
1,3% |
-15,2% |
18º |
RENAULT ARKANA |
19.121 |
1,1% |
29.607 |
1,7% |
-35,4% |
19º |
DACIA DUSTER 2 |
18.375 |
1,1% |
32.625 |
1,8% |
-43,7% |
20º |
RENAULT TWINGO III |
17.350 |
1,0% |
17.516 |
1,0% |
-0,9% |
21º |
FIAT 500 |
17.306 |
1,0% |
31.973 |
1,8% |
-45,9% |
22º |
VW T-ROC |
17.177 |
1,0% |
21.364 |
1,2% |
-19,6% |
23º |
RENAULT MEGANE E-TECH |
16.800 |
1,0% |
17.623 |
1,0% |
-4,7% |
24º |
BMW X1 |
16.276 |
0,9% |
12.541 |
0,7% |
29,8% |
25º |
HYUNDAI TUCSON III |
15.858 |
0,9% |
18.594 |
1,0% |
-14,7% |
26º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
15.811 |
0,9% |
20.465 |
1,2% |
-22,7% |
27º |
TOYOTA C-HR II |
15.568 |
0,9% |
– |
– |
– |
28º |
VW GOLF VIIII |
15.450 |
0,9% |
15.111 |
0,9% |
2,2% |
29º |
KIA SPORTAGE |
15.266 |
0,9% |
13.407 |
0,8% |
13,9% |
30º |
CITROËN C5 AIRCROSS |
14.895 |
0,9% |
19.683 |
1,1% |
-24,3% |
31º |
TOYOTA AYGO X |
14.686 |
0,9% |
12.629 |
0,7% |
16,3% |
32º |
NISSAN QASHQAI 3 |
13.235 |
0,8% |
16.776 |
0,9% |
-21,1% |
33º |
VW T-CROSS |
13.076 |
0,8% |
10.763 |
0,6% |
21,5% |
34º |
TOYOTA COROLLA |
12.702 |
0,7% |
11.407 |
0,6% |
11,4% |
35º |
VW TIGUAN III |
12.422 |
0,7% |
– |
– |
– |
36º |
HYUNDAI KONA II |
12.109 |
0,7% |
4.063 |
0,2% |
198,0% |
37º |
CITROËN C4 III |
11.871 |
0,7% |
13.063 |
0,7% |
-9,1% |
38º |
TESLA MODEL 3 |
11.617 |
0,7% |
24.539 |
1,4% |
-52,7% |
39º |
FORD KUGA |
10.996 |
0,6% |
13.173 |
0,7% |
-16,5% |
40º |
RENAULT ESPACE VI |
10.958 |
0,6% |
5.492 |
0,3% |
99,5% |
41º |
SUZUKI SWIFT |
10.921 |
0,6% |
9.811 |
0,6% |
11,3% |
42º |
PEUGEOT 3008 II |
10.895 |
0,6% |
30.370 |
1,7% |
-64,1% |
43º |
SEAT IBIZA V |
10.852 |
0,6% |
6.430 |
0,4% |
68,8% |
44º |
NISSAN JUKE II |
10.813 |
0,6% |
10.558 |
0,6% |
2,4% |
45º |
MERCEDES GLA II |
10.484 |
0,6% |
12.429 |
0,7% |
-15,6% |
46º |
SKODA FABIA IV |
10.436 |
0,6% |
8.295 |
0,5% |
25,8% |
47º |
BMW SÉRIE 1 |
10.204 |
0,6% |
10.476 |
0,6% |
-2,6% |
48º |
PEUGEOT 5008 II |
10.073 |
0,6% |
16.490 |
0,9% |
-38,9% |
49º |
RENAULT 5 |
9.973 |
0,6% |
– |
– |
– |
50º |
CITROËN C3 IV |
9.810 |
0,6% |
– |
– |
– |
VEJA EM NOSSO YOUTUBE