O braço indiano do Grupo Volkswagen, a Skoda Auto Volkswagen India, está optando por desenvolver sua própria plataforma para ter carros elétricos. Modelos esses que, de acordo com fontes ouvidas pelo site Autocar, são destinados não só para o mercado local, como também para exportação.
Antes de decidir seguir por esse caminho, a empresa estudou utilizar plataformas da Mahindra, mas as conversas não avançaram. VW da Índia optou por seguir seu próprio caminho com uma solução caseira usando como ponto de partida a plataforma CMP (China Main Platform) — não confundir com a “Comum Modular Platform” da Stellantis. O objetivo é fazer modificações que atendam aos custos e demandas do mercado local. Seu nome seria até bem parecido: IMP (India Main Platform).
Dessa nova plataforma surgirão quatro novos modelos, dois da marca Skoda e dois Volkswagen. Cada uma terá um SUV médio e outro SUV compacto elétrico. Deste modo, a India se tornaria a base para a exportação desses novos carros elétricos.
Inicialmente, os planos envolviam utilizar outra plataforma da VW, a MEB21G, utilizada pelo grupo na Europa. Porém, a matriz indiana percebeu que seria inviável, e decidiu mudar para a CMP.
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Para seus carros a combustão, porém, a escolha será pela MQB A037, que será utilizada nas próximas gerações do VW Taigun e do Skoda Kushaq. Compatível com motorizações híbridas, a arquitetura permitirá que os dois modelos cresçam tanto em comprimento, como em largura, além de adicionar eletrificação à linha e recursos SDV, ou seja, passará a ter mais recursos gerenciados por software.
Tudo isso é para que os próximos carros da matriz indiana estejam compatíveis com a CAFE 3, as novas regras de emissões do país que devem ser implementadas em 2027. De acordo com as fontes, o grupo planeja lançar entre seis e oito novos modelos derivados das novas plataformas, o que exigiria um investimento entre 1 e 2 bilhões de euros.
Um porta-voz da Skoda Auto Volkswagen India não confirmou os planos que envolvam as novas plataformas, mas reforçou a importância da Índia para a estratégia de crescimento e internacionalização da empresa.
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“As capacidades que temos para construir na Índia, para a Índia, e a capacidade de exportação relacionada estão ajudando a estratégia de internacionalização do grupo. Ao mesmo tempo, continuamos a considerar outros modelos em nossas marcas para consumidores indianos, incluindo powertrains híbridos e elétricos, além de veículos ICE eficientes”, disse o porta-voz não identificado.
A Skoda Auto Volkswagen India acredita que o mercado de elétricos e híbridos na Índia vai crescer entre 15% e 30% até o final da década. Globalmente, a estratégia do Grupo Volkswagen é de “oferecer o melhor dos dois mundos” para os seus clientes, e a introdução e modelos eletrificados ajudará a empresa a se manter relevante dentro do mercado indiano.