Search
Close this search box.

Citroën pode reviver lendário 2CV com moto…

Carros elétricos com estilo retrô estão na moda e a Citroën estaria considerando recriar um dos seus mais lendários carros desenvolvidos logo após a 2ª Guerra Mundial. Trata-se do icônico Citroën 2CV, um clássico do mercado automotivo francês.

A informação foi divulgada por uma fonte interna ao site AutoCar. De acordo com a fonte, a Citroën já trabalha no design preliminar do modelo, que está em estágio inicial de desenvolvimento. A notícia contradiz a própria Citroën, que há algum tempo negou qualquer plano de trazer o famoso modelo de volta a vida.

É possível que a empresa tenha se motivado por meio do lançamento do Renault 5, que foi revivido pela adversária e ganhou imediata popularidade na França.

Até que ponto uma versão moderna do Citroën 2CV lembraria o original? (Reprodução/Internet)

Para se ter ideia, o hatch elétrico da Renault vendeu quase 10.000 unidades somente no mês passado, 1.721 a mais que o novo Citroën ë-C3.

Continua após a publicidade

O que sabemos sobre o novo Citroën 2CV

A empresa ainda não admitiu oficialmente que está desenvolvendo o modelo. Mas quando questionada durante o salão de Bruxelas (BEL), Pierre Leclercq, chefe de design da marca, afirmou que a Citroën “não está fechando a porta” para design retrô.

Assim como o original, o 2CV atual deve ser um carro de fácil acesso ao trabalhador, com preços mais baixos. Seguindo o exemplo do Renault 5, a ressureição do modelo deve vir por meio de uma motorização elétrica, com uma bateria pequena e um motor não tão potente, mas com uma ótima eficiência.

Continua após a publicidade

Citroën 2CV
Citroën 2CV (Reprodução/Internet)

O design terá um toque retrô, claramente inspirado no 2CV original. Mas com elementos e tecnologias atuais. O modelo provavelmente usará a plataforma Smart Car da Stellantis, que também equipa carros como o C3 e Fiat Grande Panda.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

Apesar da arquitetura Smart Car também suportar motores a gasolina e híbridos leves, é bem provável que o 2CV seja exclusivamente elétrico.

Citroen Ami brasil
Citroën Ami também traz alguns detalhes inspirados no 2CV, como os faróis redondos (Divulgação/Citroën)

Independente do motor utilizado, ele provavelmente vai ser o maior e mais potente da história do 2CV. Já que o modelo original utilizava uma unidade de 602 cc, minúsculo para os padrões atuais, e esbanjava apenas 32 cv de potência.

De qualquer forma, espera-se que o Citroën 2CV seja colocado no mercado europeu entre o pequeno Ami e o C3, que custam entre R$ 56.100 e R$ 131.100 na Europa (conversão direta). Não há data prevista para lançamento.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Triumph revela a nova Trident 800; Street Triple 765 R sairá de linha

A Triumph fez o que muitos já esperavam: apresentou um novo e mais potente membro…

Quais foram os carros mais vendidos do Brasil em outubro de 2025?

Após iniciar sua carreira comercial no Brasil de maneira discreta, o Volkswagen Tera enfim mostrou…

há 7 anos, VW já queria uma rival para Toro com a Tarok

Até 2016, quem buscava uma picape estava quase refém de dois segmentos: as compactas, com…