Quem tem uma Ferrari cuida dela como se fosse um filho, ainda mais se for um dos modelos mais icônicos que já saíram de Maranello, como é o caso da Ferrari F40. Acredite: manter um carro dos sonhos como esse pode ser absurdamente caro.
O preço que se paga em uma já diz o que está por vir. É até difícil mensurar, pois foi um carro de tiragem limitada — apenas 1.311 unidades foram fabricadas — e seu valor atualpode variar muito. Mas certamente você gastará, pelo menos, uns R$ 10 milhões.
Como todo carro, ela precisa de revisões periódicas com substituição de determinadas peças por tempo. Além de pastilhas, amortecedores e outros itens que substituímos regularmente, a Ferrari também coloca mais um na lista de trocas: os tanques de combustíveis.
Sim, o carro tem dois tanques para distribuir melhor o peso e cada um tem 60 litros. A Ferrari aconselha que a troca dos dois seja feita a cada sete anos, algo pouco convencional na indústria.
Quanto custará essa manutenção de rotina? 13.255,51 euros por cada tanque, de acordo com essa publicação do Facebook. Ou seja, seria um gasto de, pelo menos, 26.511,02 euros — ou R$ 164.049 no câmbio atual — fora os impostos. É o suficiente para você comprar um Fiat Pulse Abarth e ainda sobraria mais de R$ 10.000 reais de troco.
E esse é só o preço dos reservatórios. Como podemos ver na imagem, ter acesso aos tanques não é uma tarefa das mais fáceis e, certamente, a Ferrari ou uma oficina habilitada para o serviço não cobrará barato para fazer o serviço.

O preço é tão alto que existem algumas alternativas no mercado. A empresa do Reino Unido Bell Sport & Classic, por exemplo, oferece uma opção aos tanques originais. De acordo com a explicação no site oficial da marca, os tanques são feitos à mão e sob medida para F40. A diferença é que esses são feitos de liga metálica e não têm um prazo de validade.
São confiáveis? Isso não podemos afirmar, mas pelo menos são bem mais baratos. De acordo com a empresa, o kit completo com o par de tanques, tubos de ligação, mangueiras de combustível, grampos de mangueira, espuma de defletor e certificação custa 6.950 euros, equivalente a R$ 42.642. Isso sem contar imposto e a taxa envio, que o site não divulga. Mas já é uma baita redução.

Usando o reservatório original ou não, quem tem um carro como esse certamente vai querer seguir à risca as recomendações sobre seu prazo de validade. Afinal, não vai querer acabar como a F40 do vídeo abaixo, que pegou fogo em Mônaco há poucos anos.
Mas não precisa se preocupar. O modelo em questão passa bem e já foi devidamente restaurado por uma empresa local, conforme noticiou a mídia europeia.