Tradicionalmente, a Volkswagen sempre oferece séries especiais baseada em eventos musicais. Foi assim com o Gol, que teve a série Rolling Stones em 1995 e várias edições da série Rock in Rio durante os anos 2000 e 2010 que chegaram à Saveiro e ao Fox. Agora, com o Polo tomando a frente entre carros pequenos da marca alemã, o modelo virou o principal chamariz para séries especiais do tipo.
Baseada na versão Track, o Polo Rock in Rio chegou às lojas em maio de 2024, sendo limitado a 4 mil unidades, e traz como diferenciais o pacote visual específico da versão. Entre os itens exclusivos estão adesivos laterais, retrovisores e maçanetas em preto brilhante e uma faixa preta que liga as lanternas traseiras. Na parte interna, há painel com acabamento em preto brilhante e o que talvez seja seu maior diferencial em relação a versão Track comum: uma multimídia com tela de 10”, seis alto-falantes e dois tweeters.

Vale a pena?
Ainda em estoque nas concessionárias da marca, a série especial aparece na área de ofertas da Volkswagen por R$ 87.290, cerca de R$ 6.300 a menos que o preço sugerido de tabela, de R$ 93.590, e R$ 5.700 a menos que a versão Track 2025/2025 que, comparado a série especial, não oferece central multimídia e tem acabamento interno mais simples.
De acordo com a Volkswagen, até o final do mês de janeiro, o Polo Rock In Rio 2024/2025 nesta configuração poderá ser adquirido com entrada de R$ 43.645 (60%) e 60 prestações mensais de R$ 1.141, com a primeira pracela tendo vencimento em até 30 dias.

Foto de: Motor1.com
O valor total da operação fica em R$ 112.140, incluindo taxas e despesas contratuais. O desconto é válido para pessoas físicas, não participando lojistas, frotistas ou clientes do sistema CVVE (Central de Vendas de Veículos a Empregados).
As duas versões também se diferenciam nas cores, com a série Rock in Rio oferecendo apenas 3 tonalidades (todas com teto pintado de preto) enquanto o Track tradicional oferece 4 opções. Veja quais são:
Série Especial Rock In Rio
- Cinza Platinum (metálica): R$ 1.650
- Vermelho Sunset (metálica): R$ 1.650
- Branco Cristal (sólida): R$ 1.650
Teto pintado de preto incluso em todas as opções.
Track Tradicional
- Cinza Platinum (metálica): R$ 1.650
- Prata Sirius (metálica): R$ 1.650
- Branco Cristal (sólida): R$ 900
- Preto Ninja (sólida): sem custo
De série, vale lembrar, o compacto oferece sempre quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico de diferencial, vidros dianteiros elétricos, direção elétrica, travas elétricas e ar-condicionado, entre outros. As rodas são sempre de aço de 15″ com calotas e calçadas por pneus 185/65 R15.

30
Sob o capô, ambas as versões tem o conhecido motor 1.0 MPI flex de três cilindros (o mesmo que equipava o Gol e ainda aparece no Polo MPI reestilizado) desenvolvendo 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque. O câmbio é exclusivamente manual de 5 marchas. Dados do Inmetro indicam que o Polo Track/Rock in Rio tem consumo de 9,4 km/litro na cidade e 10,8 km/litro na estrada com etanol, além de 13,5 km/litro e 15,2 km/litro, respectivamente, com gasolina.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE