Após três meses seguidos como a modalidade nº 1 do mercado brasileiro, as vendas diretas foram superadas pelo varejo e representaram 40,5% dos 159.868 automóveis e comerciais leves emplacados em janeiro de acordo com os números oficiais da Fenabrave. Líder pelo 18º mês seguido, a Fiat respondeu por 29,6% de participação. VW (14,42%), Chevrolet (10,86%), Renault (7,57%) e Jeep (7,12%) vieram em sequência.
Líder entre os automóveis desde julho, o VW Polo (2.279) caiu para a 4ª posição neste início de 2025, superado por três representantes do grupo Stellantis: Fiat Mobi (3.450), Fiat Argo (3.361) e Jeep Compass (2.427), nº 1 entre os SUVs / crossovers. 19º colocado em dezembro, o Nissan Kicks (1.993) saltou para a 5ª posição.
Foto de: Fiat
Sexto, o Fiat Cronos (1.958) foi o único representante dos sedãs no top 10. O Chevrolet Onix (1.720), 9º, foi o menos dependente de vendas diretas entre os líderes (30,85%) – no top 50, o Caoa Chery Tiggo 7 (90) teve mais de 96% de seus registros no varejo. Destaque para o Peugeot 2008 (1.368) e o Citroën Basalt (1.190) se aproximando do pelotão de cima.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JAN.25 (A) |
1º |
FIAT MOBI |
3.450 |
85,74% |
4.024 |
2º |
FIAT ARGO |
3.361 |
64,97% |
5.173 |
3º |
JEEP COMPASS |
2.427 |
54,71% |
4.436 |
4º |
VW POLO |
2.279 |
39,29% |
5.801 |
5º |
NISSAN KICKS |
1.993 |
44,71% |
4.458 |
6º |
FIAT CRONOS |
1.958 |
59,10% |
3.313 |
7º |
VW T-CROSS |
1.901 |
35,79% |
5.312 |
8º |
RENAULT KWID |
1.822 |
87,18% |
2.090 |
9º |
CHEVROLET ONIX |
1.720 |
30,85% |
5.576 |
10º |
JEEP RENEGADE |
1.680 |
45,66% |
3.679 |
11º |
PEUGEOT 2008 |
1.368 |
93,57% |
1.462 |
12º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.364 |
44,81% |
3.044 |
13º |
CITROËN BASALT |
1.190 |
98,67% |
1.206 |
14º |
FIAT FASTBACK |
1.156 |
33,77% |
3.423 |
15º |
CHEVROLET TRACKER |
1.136 |
20,97% |
5.416 |
16º |
RENAULT DUSTER |
875 |
44,69% |
1.958 |
17º |
VW NIVUS |
843 |
28,92% |
2.915 |
18º |
CHEVROLET SPIN |
768 |
52,24% |
1.470 |
19º |
GWM HAVAL H6 |
752 |
33,56% |
2.241 |
20º |
VW VIRTUS |
675 |
41,28% |
1.635 |
21º |
TOYOTA COROLLA |
664 |
25,86% |
2.568 |
22º |
PEUGEOT 208 |
659 |
90,90% |
725 |
23º |
FIAT PULSE |
589 |
16,42% |
3.588 |
24º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
586 |
80,16% |
731 |
25º |
CITROËN C3 |
582 |
61,13% |
952 |
26º |
JEEP COMMANDER |
491 |
45,17% |
1.087 |
27º |
HYUNDAI CRETA |
462 |
8,97% |
5.149 |
28º |
VW TAOS |
454 |
28,15% |
1.613 |
29º |
TOYOTA YARIS HATCH |
400 |
65,57% |
610 |
30º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
384 |
21,03% |
1.826 |
31º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
338 |
66,27% |
510 |
32º |
NISSAN VERSA |
338 |
37,89% |
892 |
33º |
HONDA CITY |
318 |
23,49% |
1.354 |
34º |
HONDA HR-V |
314 |
7,35% |
4.273 |
35º |
HYUNDAI HB20 |
303 |
8,24% |
3.678 |
36º |
VOLVO EX30 |
250 |
98,04% |
255 |
37º |
NISSAN SENTRA |
231 |
52,74% |
438 |
38º |
VOLVO XC60 |
231 |
100,00% |
231 |
39º |
HONDA CITY HATCH |
223 |
18,60% |
1.199 |
40º |
RENAULT KARDIAN |
199 |
11,88% |
1.675 |
41º |
HYUNDAI HB20S |
136 |
19,29% |
705 |
42º |
GWM ORA 03 |
131 |
37,54% |
349 |
43º |
HONDA CIVIC |
126 |
44,21% |
285 |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
116 |
12,25% |
947 |
45º |
MITSUBISHI PAJERO |
101 |
67,33% |
150 |
46º |
AUDI Q5 |
98 |
79,67% |
123 |
47º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
90 |
3,46% |
2.601 |
48º |
VOLVO XC40 |
89 |
100,00% |
89 |
49º |
BYD DOLPHIN MINI |
80 |
4,64% |
1.725 |
50º |
TOYOTA SW4 |
68 |
4,02% |
1.692 |

Foto de: Fiat
Entre os comerciais leves, a Fiat Strada (5.076) emplacou quase o dobro da VW Saveiro (2.575) e manteve a liderança geral da modalidade. Terceira colocada, a Toyota Hilux (2.334) teve quase 2/3 de seus emplacamentos fora do varejo, algo pouco usual para o modelo. Oitava, a Ford Ranger (887) se manteve como a menos dependente das vendas diretas entre as dez primeiras (33,87%). Com 772 unidades, a Fiat Titano marcou presença no pelotão de cima pelo 2º mês seguido.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JAN.25 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
5.076 |
57,83% |
8.777 |
2º |
VW SAVEIRO |
2.575 |
88,46% |
2.911 |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.334 |
62,29% |
3.747 |
4º |
FIAT TORO |
1.461 |
42,34% |
3.451 |
5º |
CHEVROLET S10 |
1.321 |
63,72% |
2.073 |
6º |
RAM RAMPAGE |
1.173 |
73,96% |
1.586 |
7º |
RENAULT MASTER |
911 |
77,40% |
1.177 |
8º |
FORD RANGER |
887 |
33,87% |
2.619 |
9º |
FIAT TITANO |
772 |
87,53% |
882 |
10º |
RENAULT OROCH |
754 |
84,43% |
893 |
11º |
FIAT FIORINO |
721 |
72,75% |
991 |
12º |
NISSAN FRONTIER |
688 |
91,98% |
748 |
13º |
CHEVROLET MONTANA |
609 |
38,30% |
1.590 |
14º |
VW AMAROK |
568 |
83,04% |
684 |
15º |
MITSUBISHI L200 |
521 |
53,49% |
974 |
16º |
FIAT SCUDO |
377 |
82,49% |
457 |
17º |
RENAULT KANGOO |
244 |
97,21% |
251 |
18º |
FIAT DUCATO |
227 |
81,95% |
277 |
19º |
FORD TRANSIT |
140 |
72,54% |
193 |
20º |
RAM 1500 |
119 |
73,01% |
163 |
21º |
RAM 3500 |
104 |
65,41% |
159 |
22º |
BYD SHARK |
100 |
100,00% |
100 |
23º |
MITSUBISHI TRITON |
59 |
100,00% |
59 |
24º |
VW TRUCK E BUS EXPRESS |
56 |
32,94% |
170 |
25º |
RAM 2500 |
52 |
55,91% |
93 |
26º |
FORD F150 |
46 |
38,02% |
121 |
27º |
RENAULT KANGOO E-TECH |
46 |
100,00% |
46 |
28º |
PEUGEOT EXPERT |
36 |
50,70% |
71 |
29º |
CHEVROLET SILVERADO |
29 |
58,00% |
50 |
30º |
CITROËN JUMPY |
17 |
48,57% |
35 |
31º |
PEUGEOT PARTNER |
17 |
65,38% |
26 |
32º |
PEUGEOT BOXER |
9 |
81,82% |
11 |
33º |
RENAULT KWID |
6 |
85,71% |
7 |
34º |
CITROËN JUMPER |
5 |
35,71% |
14 |
35º |
FORD MAVERICK |
2 |
1,89% |
106 |
36º |
KIA K2500 |
1 |
0,64% |
157 |
37º |
RAM CLASSIC |
1 |
33,33% |
3 |
VEJA EM NOSSO YOUTUBE