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Ouça o ronco do raríssimo V16 do Bugatti Tourbillion na pista

Embora Mate Rimac, CEO da Bugatti-Rimac, tenha feito seu nome com hipercarros elétricos, ele é um verdadeiro fã de motores a combustão tanto quanto nós. A velha guarda do Grupo Volkswagen queria que o substituto do Bugatti Chiron fosse totalmente elétrico, mas ele insistiu em ter uma configuração a combustão no coração do Tourbillon, o novo superesportivo da marca.

Seus esforços para manter o motor a gasolina vivo valeram a pena. Um novo vídeo publicado pelo CEO da divisão Bugatti-Rimac nos permite ouvir o glorioso motor de 8,3 litros. E mais: numa raríssima configuração V16. Sim, dezesseis cilindros em V. As imagens gravadas na Itália, na pista de Nardo, mostram um protótipo camuflado do Tourbillon dando algumas voltas antes de arrancar para a pista. Como era de se esperar, o novo esportivo da Bugatti oferece uma aceleração rápida, mas o ruído agradável é o que mais impressiona.

 

Mate Rimac confirma que o carro de produção terá exatamente o mesmo som e espera que a Bugatti não precise instalar um limitador suave, função cada vez mais comum mesmo em esportivos que evita o famigerado “corte de giro” com o carro parado. O V-16 naturalmente aspirado grita até 9.000 rpm, tornando-o um dos carros de produção com maior aceleração já produzidos.

O Bugatti Tourbillon ri na cara do downsizing ao manter todos os dezesseis cilindros de seus predecessores modernos. Eles estão dispostos de forma diferente agora: V16, não mais os W16 usados no Veyron e no Chiron. O novo propulsor foi projetado pela Cosworth. Poucos carros tiveram esse tipo de motor e as regulamentações de emissões eram praticamente inexistentes na década de 1930, quando o Marmon Sixteen e o Cadillac V16 foram lançados. Também era muito mais fácil cumprir a legislação na década de 1990, quando o Cizeta-Moroder V16T foi lançado.



O último Bugatti Chiron produzido

A Bugatti poderia colocar um V16 dentro de seu novo Tourbillion e ainda assim cumprir os regulamentos, dando ao esportivo um trem de força híbrido com três motores elétricos. A F80 da Ferrari também é eletrificada, mas o V12 da LaFerrari foi substituído por um V6 muito menor, que os entusiastas já criticaram por sua nota fraca. O McLaren W1 ainda tem um V-8, como o antigo P1, e seu som é muito bom, pelo menos nos vídeos oficiais.

Ainda existem alguns carros com V12, mas modelos como a Ferrari 12Cilindri, Aston Martin Vanquish e Lamborghini Revuelto são muito mais baratos que o Tourbillon. A AMG continua a fornecer à Pagani um V12 para seu Utopia, enquanto a Cosworth constrói motores de doze cilindros para o Gordon Murray Automotive (GMA) T.33 e T.50.

Esses motores de grande cilindrada são cada vez mais raros e a Bugatti quer que o propulsor a combustão superdimensionado seja lançado com força, colocando um V16 em um carro de produção. Serão fabricadas apenas 250 unidades e as entregas começarão em 2026.

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