Search
Close this search box.

Volkswagen confirma nova picape rival da Fiat Toro

Uma nova concorrente entre as picapes médias vem aí. A Volkswagen confirmou nova picape rival da Fiat Toro com produção nacional. O anúncio marca um passo importante na estratégia da montadora para o mercado brasileiro. 

A produção da nova picape faz parte de um investimento de R$ 3 bilhões anunciado para a fábrica do Paraná, que também será usado para a produção do Virtus.

Nova picape da Wolkswagen - Foto: Divulgação
Nova picape da Wolkswagen – Foto: Divulgação

Volkswagen confirma nova picape rival da Fiat Toro

A novidade foi revelada durante a celebração da produção de 500 mil unidades do T-Cross. Pela primeira vez a montadora falou abertamente sobre a picape inédita, que será produzida na unidade de São José dos Pinhais – PR. 

Segundo a empresa, o projeto conhecido como Udara dará origem a uma caminhonete intermediária, com lançamento previsto para acontecer entre o final deste ano e o início de 2026. 

Entretanto, o nome pode ser outro. A nomenclatura do conceito apresentado em 2018 trouxe o nome Tarok deve ser a escolhida, mas ainda não há nada certo. 

De concreto apenas a concorrência. A nova picape da VW chega para competir diretamente com a líder de vendas do segmento, a Fiat Toro e a Chevrolet Montana em um segmento pouco explorado, mas que deve crescer nos próximos anos. 

Também será exportada para outros países, possivelmente da América Latina.

VW Tarok - picape rival da Toro - Foto: DivulgaçãoVW Tarok - picape rival da Toro - Foto: Divulgação
VW Tarok – picape rival da Toro – Foto: Divulgação

 

Qual o motor da nova picape da Volkswagen?

A Tarok (vamos chamá–la assim por enquanto) é desenvolvida sob a plataforma MQB A0, a mesma utilizada no Virtus e T-Cross, compartilhando diversos componentes com o SUV líder de vendas, como sistema de freios e a suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora de mola helicoidal e não de molas semi elípticas usada na Amarok. 

O motor ainda é um mistério, mas especula-se que a Volkswagen pode usar o novo motor 1.5 eTSI Evo2 de 150 cv que está desenvolvendo para introduzir a tecnologia híbrida flex em seus veículos no país. 

Outras opções são o atual 1.0 TSI de 116 cv ou o 1.4 TSI de 150 cv. Ambos já equipam as diferentes versões do T-Cross. 

Planos ambiciosos para o país

A Volkswagen já confirmou o lançamento do SUV Tera para o próximo Carnaval no Rio de Janeiro. A marca também planeja inserir um novo carro ainda não divulgado na unidade de São Bernardo do Campo (SP). 

Por fim, o Virtus está de mudança. A produção do sedan será transferida para a fábrica do Paraná, otimizando a capacidade de produção da montadora.

Eai, o que achou da nova picape da Volkswagen? Responda nos comentários!

 


Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp

Robson QuirinoRobson Quirino

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Triumph revela a nova Trident 800; Street Triple 765 R sairá de linha

A Triumph fez o que muitos já esperavam: apresentou um novo e mais potente membro…

Quais foram os carros mais vendidos do Brasil em outubro de 2025?

Após iniciar sua carreira comercial no Brasil de maneira discreta, o Volkswagen Tera enfim mostrou…

há 7 anos, VW já queria uma rival para Toro com a Tarok

Até 2016, quem buscava uma picape estava quase refém de dois segmentos: as compactas, com…