Search
Close this search box.

As vendas da Maserati registraram queda em 2024

Pode ser quase março, mas os números de vendas do ano passado ainda estão chegando. Como era de se esperar, a Maserati teve um ano terrível, na verdade, pior do que o esperado. Hoje, a empresa controladora Stellantis divulgou os resultados do ano inteiro, mostrando que o grupo com o logotipo do tridente caiu 57%. As entregas diminuíram de 26.600 carros em 2023 para apenas 11.300 unidades no ano passado.

Para colocar isso em perspectiva, a rival doméstica Ferrari vendeu 13.752 carros no ano passado, um aumento de 0,7%. Sim, por mais louco que pareça, a Ferrari superou a Maserati. Outra marca italiana exótica, a Lamborghini, quase igualou as vendas da Maserati em 2024. O touro furioso viu a demanda aumentar em 5,7%, para 10.700 veículos.



Foto de: Maserati

Então, o que aconteceu? Antes de se afastar, Carlos Tavares, o supremo da Stellantis, culpou o marketing ruim pela queda nas vendas. Em uma entrevista no mês passado, o recém-nomeado CEO da Maserati, Santo Ficili, fez eco a seus sentimentos. O novo chefe em Modena estima que a empresa ainda estará no vermelho este ano, mas ele espera que 2026 seja lucrativo.

Não podemos nos esquecer de que a ex-diretora financeira da Stellantis, Natalie Knight, deu a entender em julho de 2024 que a Maserati poderia ser vendida: “Pode haver algum momento no futuro em que analisaremos qual é a melhor casa para [a Maserati]”. No entanto, a Stellantis rapidamente negou tais planos em uma declaração ao Motor1: “A Stellantis não tem intenção de vender a marca Trident, assim como não tem intenção de agregar a Maserati a outros grupos de luxo italianos.”

Em outubro de 2024, semanas antes de se demitir da Stellantis, Tavares disse que as marcas em dificuldades teriam alguns anos para se salvar. Ele não deu nenhum nome, mas a lógica nos diz que ele estava pelo menos se referindo à Maserati, se não a outras marcas também. Afinal de contas, os carros da Lancia e da DS Automobiles também não estão vendendo exatamente como o esperado. Do outro lado do oceano, a Chrysler certamente já viveu dias melhores, especialmente porque sua linha de produtos foi reduzida a apenas a minivan Pacifica/Voyager.



2025 Maserati GT2 Stradale Revisão da primeira unidade

Foto de: Maserati

Em fevereiro de 2025, a Stellantis ainda está procurando um novo CEO, e ressurgiram rumores sobre a racionalização do portfólio da marca. Atualmente, o retrato da família inclui 14 membros, mas a revista internacional Automotive News relata que o presidente da Stellantis, John Elkann, pedirá ao sucessor de Tavares que decida quais marcas ficam e quais devem sair.

Ainda é muito cedo para dizer se a Maserati fará parte do corte. Um novo CEO foi nomeado há apenas alguns meses, portanto, é provável que o Stellantis ainda seja paciente com a problemática marca italiana. Jean-Philippe Imparato, diretor de operações para a Europa da Stellantis, disse recentemente que a Maserati merece um plano de relançamento. Este ano e o próximo provavelmente serão cruciais. O futuro da empresa também depende das decisões tomadas pelo substituto de Tavares, que será anunciado no primeiro semestre de 2025.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

veja o ranking de mais vendidos em fevereiro

Responsáveis por quase 26% de todos os 173.837 veículos emplacados no Brasil em fevereiro, os…

Mais híbridos no Brasil: Dona da Fiat receberá empréstimo de R$ 242 mi do BNDES

Da Redação com Reutersi Da Redação com Reuters https://motorshow.com.br/autor/da-redacao-com-reuters/ 13/03/2025 – 13:51 A Stellantis, dona…

Quanto Elon Musk na política ameaça a Tesla e o seu império?

DEUTSCHE WELLEi DEUTSCHE WELLE https://motorshow.com.br/autor/deutsche-welle/ 13/03/2025 – 14:20 Investidores questionam o envolvimento do bilionário da…