Interlagos, no Brasil, é um dos maiores circuitos de corrida do mundo, e era apropriado que um carro batizado com o nome de Ayrton Senna fosse o detentor do recorde de volta de carro de produção. Bem, no final do ano passado, o piloto brasileiro Ricardo Maurício marcou 1:36.967 em um Porsche 911 GT2 RS equipado com um kit da Manthey Racing, quebrando o recorde da McLaren.
O tempo da volta foi quase um segundo mais rápido do que o do Senna, que percorreu a pista em 1:37.856 em 2022 com Maurício ao volante. Nada mal para uma variante do 911 que saiu de produção há seis anos. No entanto, esse é o mesmo carro que marcou 6:43 em Nürburgring Nordschleife, que ainda é mais rápido do que qualquer carro de estrada, exceto o hipercarro Mercedes-AMG One.
O kit da Manthey Racing para o GT2 RS inclui um pacote aerodinâmico que aumenta significativamente a força aerodinâmica, suspensão coilover e freios aprimorados. Isso torna o já veloz 911 GT2 RS de 691 cv de potência uma verdadeira arma de pista.
Assistindo ao vídeo onboard, parece que o Porsche GT2 RS MR é ideal para Interlagos. Ele tem downforce suficiente para as grandes zonas de frenagem e as curvas técnicas de velocidade lenta a média da pista de São Paulo, mas não tanto a ponto de ser lento nas retas. E os componentes aprimorados da suspensão funcionam bem nas curvas da pista, permitindo que Maurício use o máximo possível de espaço na pista nas saídas das curvas.
Nós nos perguntamos por quanto tempo esse recorde se manterá. O GT2 RS MR ainda é um dos carros mais rápidos do mundo, mas agora temos monstros como o Corvette ZR1 prontos para estabelecer tempos de volta incríveis e novos hipercarros como o McLaren W1.
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