Search
Close this search box.
  • Home
  • Indústria
  • KTM finalmente desliga CEO em meio à crise financeira da empresa

KTM finalmente desliga CEO em meio à crise financeira da empresa

Era de se pensar que Stefan Pierer, CEO e depois Co-CEO da KTM, teria sido demitido meses atrás. A turbulência nos bastidores praticamente garantiu que ele fosse embora. Há a insolvência da marca, o abandono de vários campeonatos de motociclismo, as inúmeras demissões, o fechamento de empresas que ele adquiriu, as constantes mentiras de relações públicas sobre como tudo está realmente bem e a venda da MV Agusta depois de menos de um ano.

E houve outras decisões terríveis, numerosas demais para serem contadas. Mas não. Ele só está deixando o cargo agora, depois que a empresa recebeu uma tábua de salvação para, com sorte, permanecer intacta. Digo “com sorte”, pois ainda não se sabe se a empresa vai, de fato, se manter à tona. Há alguns obstáculos que ainda precisam ser superados, incluindo a aquisição de mais financiamento, o pagamento de devedores e a descoberta de qual será sua estratégia para o futuro.

No entanto, em face de todas as suas más decisões – e há muita culpa que pode ser atribuída a ele, inclusive por aqueles encarregados de descobrir como reestruturar a empresa -, o executivo levou o que parece ser um ano para entregar as chaves do reino. Ele agora passa o bastão para Gottfried Neumeister, seu segundo em comando, o que é, no mínimo, suspeito. Mas falaremos mais sobre isso em um segundo momento.

Pierer, no entanto, não estará completamente fora, pois a Pierer AG, empresa controladora da KTM, permanece. E Stefan Pierer continua sendo membro do conselho da empresa que leva seu nome. Como isso poderia dar errado, não é mesmo?

De acordo com um comunicado de imprensa muito breve, Pierer deixará o cargo de co-CEO, passando as rédeas da KTM AG para Neumeister, que assumiu a posição há cerca de um mês. Os dois executivos foram os únicos dois membros da diretoria original que sobreviveram a um corte no ano passado. O comunicado afirma: “Stefan Pierer está se demitindo hoje do Conselho Executivo da KTM AG. Stefan Pierer acompanhou Gottfried Neumeister como Co-CEO até a aprovação do plano de reorganização pelos credores da KTM AG e agora está entregando a gestão da KTM AG completamente a ele”.

Além disso, devido à estrutura organizacional da empresa e a quem pertence o quê, a Pierer Mobility AG continua sendo a empresa controladora da KTM. Como isso não é um conflito de interesses, considerando o histórico de Stefan na KTM, eu não sei. Mas, na declaração fornecida, Stefan Pierer permanece no conselho da empresa em termos inequívocos, afirmando: “Stefan Pierer permanece como co-CEO da empresa listada Pierer Mobility AG”.



Flagra mostra protótipo da KTM 990 Duke 2024 em testes

Flagra mostra protótipo da KTM 990 Duke 2024 em testes

Mas tudo isso é extremamente suspeito.

Há, obviamente, o conflito de interesses que mencionei acima. Pierer era o CEO da KTM e continua sendo co-CEO da Pierer AG, que é proprietária da KTM AG. Como ele ainda não é tecnicamente o CEO, ou como ele não influenciará a empresa de forma tangível, ainda não se sabe. Além disso, o fato de Pierer ter sido autorizado a instalar Neumeister primeiro como co-CEO e depois como CEO – ainda não sei o que esses títulos realmente significam – depois de dissolver o conselho é muito suspeito. Basicamente, Pierer deu a si mesmo o poder de nomear seu sucessor, mesmo depois de levar a empresa à insolvência.  

A última linha da declaração, no entanto, é bastante engraçada. 

“Em mais de 33 anos, Stefan Pierer transformou a KTM em uma marca global e a transformou na maior fabricante de motocicletas da Europa. A empresa gostaria de agradecer a Stefan Pierer por seus muitos anos de trabalho bem-sucedido para a KTM.” Em parte, isso é verdade. A KTM é uma empresa global. É conhecida em todo o mundo e constrói algumas motocicletas realmente excelentes. Pelo menos quando elas funcionam. Mas para terminar com uma nota falando sobre as realizações de Stefan Pierer com a marca em meio a tudo isso está além da paródia. Ele não estaria fora se as coisas estivessem indo bem ou “bem-sucedidas”, como diz a declaração. 

De forma otimista, e se olharmos para o outro lado de como Neumeister conseguiu seu emprego, isso pode ser o que a KTM precisa para sobreviver. Sangue novo para renovar a empresa e começar a criar uma estratégia para os clientes de hoje, motocicletas de pequeno deslocamento e baratas. Mas só o tempo dirá.

Ele também dirá se Neumeister está realmente no controle ou se Pierer continua sendo o mestre das marionetes da KTM…

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Novo Peugeot 208: conceito, teaser, prévias

Não parece, mas a atual geração do Peugeot 208 já tem seis anos de estrada.…

Mercedes-Benz CLA ganha versões híbridas na Europa

Depois de apresentar a nova geração do CLA apenas em suas configurações elétricas, chegou a…

Qual será o futuro das chinesas no Brasil?

Dias após o anúncio da compra de 26,4% da Renault do Brasil pela Geely, o…