Com informações de Rodrigo Perini – A Suzuki do Brasil, representada pelos grupos J.Toledo/JTZ Motos, acaba de lançar oficialmente sua moto esportiva de entrada, a GSX-8R. Segundo a fabricante japonesa, o novo modelo terá a missão de competir com a Kawasaki Ninja 650, Triumph Daytona 660 e Honda CBR650R.
A motorização é a mesma utilizada na GSX-8S e na V-Strom 800, um motor bicilíndrico em linha de 776 cm³, que entrega 83 cv de potência e 7,95 kgfm de torque, associado a um câmbio de seis marchas. No conjunto de freios, as pinças são de montagem radial, com disco duplo de 310 mm na dianteira e disco de 240 mm na traseira.
Foto de: Suzuki
Baseada na GSX-8S, a nova esportiva se diferencia pela carenagem completa e pelo conjunto de suspensão invertida SFF-BP (Separate Function Fork – Big Piston). Esse sistema utiliza pistões que correm diretamente na parte interna do tubo, reduzindo o peso e proporcionando um amortecimento mais estável. Na traseira, conta com suspensão monoshock com pré-carga ajustável.
O câmbio conta com quickshifter bidirecional, tornando a experiência de pilotagem ainda mais fluida. Embora o motor não tenha sido alterado em relação à 8S, sua usabilidade e entrega de potência de forma progressiva são diferenciais, especialmente em estradas sinuosas.

Foto de: Suzuki

Foto de: Suzuki
Na parte eletrônica, a GSX-8R vem equipada com iluminação full LED, painel de instrumentos digital TFT colorido de 5 polegadas com modo noturno automático e o sistema eletrônico de auxílio à condução Suzuki Intelligent Ride System (SIRS), que oferece três modos de pilotagem:
- A (resposta mais agressiva),
- B (ideal para pista molhada),
- C (modo passeio), além de controle de tração ajustável em três níveis (1, 2 e 3).

23
Rodrigo Perini
A GSX-8R chegará ao mercado com preço sugerido de R$ 56.900 (mais frete) e estará disponível a partir do dia 17 de março em toda a rede de concessionárias da Suzuki, nas cores amarela, azul e preta. A partir de maio, também estará disponível na cor prata.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
Qual é a autonomia real de um carro elétrico? Como se comportam as diferentes tecnologias disponíveis no mercado? Vale a pena comprar um carro elétrico pra uso diário, sem perrengues? Na edição brasileira do 100% a 5%, trouxemos as mais variadas tecnologias de baterias, motores elétricos, pesos e capacidades de várias marcas para você descobrir qual pode ser a tecnologia ideal para você. Veja o resultado!
+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui