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Novo Volkswagen Tera 2026 começa a ser produzido em Taubaté

Após ter sido apresentado oficialmente pela Volkswagen durante o Carnaval do Rio 2025, na Sapucaí, a marca anunciou na última quinta-feira (13) o início de produção do seu novo SUV na planta de Taubaté, no interior paulista. 

Para que fosse capaz de fazer o novo modelo de entrada, a fábrica recebeu um aporte de R$ 16 bilhões, sendo o quarto modelo de uma ofensiva que gerará 16 lançamentos até 2028. A nova produção gerará 260 novos empregos diretos na fábrica e até 2.600 indiretos no setor de fornecedores. Hoje, a fábrica produz a linha Polo Track e novo Polo.



Foto de: Volkswagen

Tera será o menor SUV da VW

Utilizando a mesma base MQB-A0 de Polo e Nivus/T-Cross, o Tera produzido em Taubaté (SP) será o SUV mais barato da marca quando chegar as concessionárias da marca no país. Prova disso são os flagras recentes de uma versão desprovida de rodas de liga-leve e cromados, que foi vista pelos nossos colegas do Placa Verde na cidade de Ubatuba.

Diferente do carro de divulgação apresentado na Sapucaí, que era configurado na versão topo de linha High com pacote Oufit, o protótipo se destacava por trazer aros menores que as rodas de liga-leve de 17″ do topo de linha. Analisando melhor as imagens, é possível observar que o carro apresenta rodas aro 15″ com calotas de quatro furos, como as presentes no Polo Track.



Flagra: VW Tera aparece em versão de entrada e pode adotar motor 1.0 MPI

Foto de: Placa Verde



Flagra: VW Tera aparece em versão de entrada e pode adotar motor 1.0 MPI

Foto de: Placa Verde

Caso siga o padrão da linha Polo, a versão de entrada do Tera deverá adotar o motor 1.0 MPI de três cilindros, com potência máxima de 84 cv e torque de 10,3 kgfm associado ao câmbio manual de 5 velocidades.

Já nas versões mais equipadas, já está confirmado o motor 1.0 TSI, amplamente usado pela Volkswagen no Brasil. Rumores indicam que ele terá 116 cv (a mesma configuração do Polo) para diferenciá-lo dos mais potentes Nivus e T-Cross, que possuem 128 cv, mas não está descartada essa opção nas versões topo. O câmbio será manual nas versões de entrada e automático de 6 marchas nas intermediárias e topo de linha.

Apesar de ainda não confirmar a data oficial de chegada do novo SUV, a alemã apenas afirma que ele chegará ”neste semestre”, enquanto as importações para os outros países devem começar a partir do segundo;

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