Search
Close this search box.

Produção do VW Tera se inicia em SP

A Volkswagen deu um passo importante em sua estratégia para o mercado brasileiro ao iniciar a produção do VW Tera na fábrica de Taubaté (SP). O modelo, que foi apresentado ao público durante o Carnaval do Rio de Janeiro, já está saindo das linhas de montagem e em breve chegará às concessionárias. 

Produção do VW Tera se inicia em SP

A fábrica de Taubaté, que por muitos anos foi responsável pela produção do icônico Gol, agora se prepara para escrever um novo capítulo em sua história com o Tera. Para isso, a Volkswagen investiu pesado na unidade.

A produção ficou muito mais moderna em relação aos tempos de Gol, com uma ampliação da capacidade de automação da fábrica, o que inclui a implementação de recursos ADAS, ferramentas de pintura bi-ton (teto preto).

Só na área de estamparia, setor em que as chapas de aço/ alumínio são moldadas em partes dos veículos, o número de ferramentas foi ampliado para 80,6% com o desenvolvimento de 158 novos equipamentos. Outro setor, o de armação, ganhou novos robôs (totalizando agora 875), pistolas de solda e pinças.

Produção d VW Tera se inicia em Taubaté - SP - Foto: Divulgação
Produção d VW Tera se inicia em Taubaté – SP – Foto: Divulgação

Os investimentos fazem parte dos R$ 13 bilhões anunciados em 2024 para suas três unidades no estado de São Paulo. Na ocasião, o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, afirmou que as unidades vão receber projetos inéditos e com foco em descarbonização, o que evidencia uma futura operação híbrida e elétrica. 

Por enquanto, só o Tera com motor a combustão, e com elevado índice de nacionalização. De acordo com a montadora, 80% da produção é nacional, com 241 fornecedores de peças de mais de 230 empresas brasileiras. 

VW Tera - Foto: DivulgaçãoVW Tera - Foto: Divulgação
VW Tera – Foto: Divulgação

 

Motorização

Para ser um dos SUVs mais acessíveis, a VW vai equipar sua configuração de entrada com o motor 1.0 MPI, que equipou o Gol da última geração e atualmente equipa o Polo nas versões de entrada. 

Esse propulsor entrega 76 cv com gasolina e 84 cv com etanol. Além dele, o Tera ainda vai contar com o motor 1.0 TSi, o 1.0 turbo de 116 cv. 

Em um futuro próximo, a marca deve oferecer o SUV com o motor 1.5 TSi Evo com motorização híbrida para justificar a busca por eletrificação. Esse propulsor é associado com a nova plataforma, a MQB Hybrid, já usada em carros híbridos na Europa: Golf, T-Roc, Tiguan e Passat. 

Eai, o que está achando do VW Tera? Responda nos comentários!

Leia também: 5 detalhes do novo VW Tera que elevam o patamar do veículo

 


Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp

Robson QuirinoRobson Quirino

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Novo Peugeot 208: conceito, teaser, prévias

Não parece, mas a atual geração do Peugeot 208 já tem seis anos de estrada.…

Mercedes-Benz CLA ganha versões híbridas na Europa

Depois de apresentar a nova geração do CLA apenas em suas configurações elétricas, chegou a…

Qual será o futuro das chinesas no Brasil?

Dias após o anúncio da compra de 26,4% da Renault do Brasil pela Geely, o…