O Circuito das Américas em Austin, Texas (EUA), serviu como uma terceira rodada agitada e caótica da temporada 2025 da MotoGP. O polonês Marc Marquez tomou uma decisão inesperada de última hora, abandonando sua moto no grid e foi correndo para os boxes para subir em sua moto com especificações de pista seca, mesmo a pista estando molhada.
Seu movimento repentino provocou uma reação em cadeia, com nove outros pilotos seguindo o exemplo. No entanto, os organizadores da corrida emitiram uma bandeira vermelha por motivos de segurança e decidiram iniciar uma nova largada .
Como se isso não fosse caos suficiente, o início da corrida foi prejudicado por mais um incidente inesperado, dessa vez envolvendo algo com quatro rodas. Sim, o Safety Car da MotoGP bateu antes da largada. As imagens gravadas por um espectador mostram o novíssimo BMW M5 perdendo o controle e colidindo de frente com as barreiras laterais. O que deu errado? A aderência disponível pode ter sido afetada pela superfície úmida, possivelmente agravada pelos pneus ainda frios.
Embora o BMW M5 tenha tração integral de fábrica, ele ainda tem um modo de tração traseira dedicado, como seu antecessor. Quando está ativo, os 727 cv de potência fornecidos pelo motor V-8 biturbo de 4,4 litros e pelo motor elétrico são enviados exclusivamente para as rodas traseiras. Talvez o piloto tenha se entusiasmado demais com o acelerador ao sair da curva 14 e perdeu o controle do carro? Dito isso, não está claro se o modo de tração traseira estava ativado. De qualquer forma, nem mesmo os freios de carbono-cerâmica conseguiram parar o sedã de 1.200 kg a tempo e impedir a batida.
Na verdade, não é a primeira vez que um M5 vestido como um carro de segurança da MotoGP se envolve em um acidente. Durante a volta de aquecimento em 2017, o modelo da geração anterior bateu na barreira com o piloto italiano Franco Uncini ao volante. A BMW fornece safety cars para a MotoGP desde 1999 e, neste ano, também está usando uma M5 Touring. No entanto, nada supera a elegância do roadster Z8 da temporada de 2002.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
A Lexus lança o NX 450h+ 2025 no Brasil. Mais potente e com mais autonomia elétrica, o SUV Híbrido Plug-in se enquadra na filosofia de “luxo silencioso”, entregando muita qualidade e refinamento sem apelar para ostentação. Será que é o suficiente para encarar os rivais alemães? Confira no vídeo do nosso primeiro contato.
+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui