As vendas de veículos novos recuaram pelo 2º mês seguido no continente europeu. Segundo os números oficiais divulgados pela ACEA, entidade que representa os fabricantes dos países da União Europeia, além do Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça, foram comercializadas em fevereiro 963.540 unidades, 3,1% a menos do que há um ano.
Dos cinco maiores consumidores, apenas a Espanha registrou crescimento. Os modelos 100% elétricos, na contramão do mercado, saltaram de 11,5% para 15,2% do total vendido no mês passado. Os modelos híbridos, por sua vez, representaram quase 43% de tudo que foi comercializado por lá, contra pouco mais de 29% dos modelos movidos somente a combustão.
62
Fonte: Christopher Otto
Na disputa por montadoras, a líder Volkswagen (103.681) aumentou em 1,1 ponto percentual a sua participação e abriu mais de 38 mil unidades de vantagem sobre uma Toyota (65.330) em baixa. Com forte evolução (+19%), a Renault (58.830) garantiu presença no pódio. Destaque negativo para a Fiat (22.980), que perdeu quase 1/3 dos compradores de 2024.
|
POS. |
MARCA |
FEV.25 |
% MERCADO 2025 |
FEV.24 |
% MERCADO 2024 |
% VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
VOLKSWAGEN |
103.681 |
10,8% |
96.562 |
9,7% |
7,4% |
|
2º |
TOYOTA |
65.330 |
6,8% |
70.595 |
7,1% |
-7,5% |
|
3º |
RENAULT |
58.830 |
6,1% |
49.521 |
5,0% |
18,8% |
|
4º |
PEUGEOT |
56.016 |
5,8% |
58.094 |
5,8% |
-3,6% |
|
5º |
BMW |
55.500 |
5,8% |
54.999 |
5,5% |
0,9% |
|
6º |
SKODA |
55.324 |
5,7% |
58.854 |
5,9% |
-6,0% |
|
7º |
DACIA |
47.558 |
4,9% |
46.832 |
4,7% |
1,6% |
|
8º |
AUDI |
46.593 |
4,8% |
45.927 |
4,6% |
1,5% |
|
9º |
MERCEDES-BENZ |
45.580 |
4,7% |
46.818 |
4,7% |
-2,6% |
|
10º |
HYUNDAI |
37.210 |
3,9% |
40.093 |
4,0% |
-7,2% |
|
11º |
KIA |
36.084 |
3,7% |
39.079 |
3,9% |
-7,7% |
|
12º |
CITROËN |
31.035 |
3,2% |
36.661 |
3,7% |
-15,3% |
|
13º |
FORD |
30.910 |
3,2% |
32.810 |
3,3% |
-5,8% |
|
14º |
SEAT |
25.635 |
2,7% |
21.884 |
2,2% |
17,1% |
|
15º |
OPEL/VAUXHALL |
25.173 |
2,6% |
34.250 |
3,4% |
-26,5% |
|
16º |
VOLVO |
23.525 |
2,4% |
27.681 |
2,8% |
-15,0% |
|
17º |
NISSAN |
23.044 |
2,4% |
24.055 |
2,4% |
-4,2% |
|
18º |
FIAT |
22.980 |
2,4% |
34.116 |
3,4% |
-32,6% |
|
19º |
CUPRA |
20.397 |
2,1% |
15.418 |
1,6% |
32,3% |
|
20º |
SAIC |
19.927 |
2,1% |
15.804 |
1,6% |
26,1% |
|
… |
… |
… |
… |
… |
… |
|
|
TOTAL |
963.540 |
… |
994.319 |
… |
-3,1% |
|
|
ACUMULADO |
1.959.580 |
… |
2.011.270 |
… |
-2,6% |
Observações:
– Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polónia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido; e
– Números da Suzuki (*) fornecidos pela JATO.

13
Já entre os modelos, o Dacia Sandero (21.604) conquistou sua 5ª liderança seguida e a 8ª nos últimos onze meses. O grande destaque de fevereiro, no entanto, veio da Citroën: com 18.540 unidades, o C3 de nova geração atingiu uma inédita 2ª posição – até então, o 4º lugar de fevereiro/19 e de fevereiro/22 tinham sido os seus melhores desempenhos de acordo com o Best Selling Cars Blog.
Renault Clio (18.348) e Peugeot 208 (16.532) vieram na sequência, garantindo um top 4 só com representantes de grupos franceses. Fechando o top 5, o VW Golf (16.033) perdeu quase 18% de seus compradores do ano passado. Sexto, o Dacia Duster (15.401) venceu uma disputa acirradíssima contra o VW Tiguan (15.381) pela posição de honra entre os SUVs / crossovers. Mesmo se mantendo como o elétrico mais vendido, o Tesla Model Y (8.790) desabou quase 56%.
|
POS. |
MODELO |
FEV.25 |
% MERCADO 2025 |
FEV.24 |
% MERCADO 2024 |
% VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
DACIA SANDERO |
21.604 |
2,2% |
20.797 |
2,1% |
3,9% |
|
2º |
CITROËN C3 |
18.540 |
1,9% |
17.787 |
1,8% |
4,2% |
|
3º |
RENAULT CLIO |
18.348 |
1,9% |
15.002 |
1,5% |
22,3% |
|
4º |
PEUGEOT 208 |
16.532 |
1,7% |
18.476 |
1,9% |
-10,5% |
|
5º |
VW GOLF |
16.033 |
1,7% |
19.490 |
2,0% |
-17,7% |
|
6º |
DACIA DUSTER |
15.401 |
1,6% |
13.630 |
1,4% |
13,0% |
|
7º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
15.381 |
1,6% |
11.834 |
1,2% |
30,0% |
|
8º |
VW T-ROC |
15.284 |
1,6% |
13.975 |
1,4% |
9,4% |
|
9º |
PEUGEOT 2008 |
14.403 |
1,5% |
13.900 |
1,4% |
3,6% |
|
10º |
TOYOTA YARIS CROSS |
13.889 |
1,4% |
15.760 |
1,6% |
-11,9% |
|
11º |
FIAT PANDA |
13.217 |
1,4% |
12.865 |
1,3% |
2,7% |
|
12º |
SKODA OCTAVIA |
12.900 |
1,3% |
16.587 |
1,7% |
-22,2% |
|
13º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
12.463 |
1,3% |
11.959 |
1,2% |
4,2% |
|
14º |
TOYOTA YARIS |
12.337 |
1,3% |
11.895 |
1,2% |
3,7% |
|
15º |
RENAULT CAPTUR |
12.223 |
1,3% |
12.083 |
1,2% |
1,2% |
|
16º |
NISSAN QASHQAI |
11.094 |
1,2% |
11.436 |
1,2% |
-3,0% |
|
17º |
PEUGEOT 3008 |
10.590 |
1,1% |
7.579 |
0,8% |
39,7% |
|
18º |
HYUNDAI TUCSON |
10.127 |
1,1% |
11.174 |
1,1% |
-9,4% |
|
19º |
MG ZS |
10.025 |
1,0% |
6.800 |
0,7% |
47,4% |
|
20º |
TOYOTA C-HR |
9.830 |
1,0% |
8.254 |
0,8% |
19,1% |
|
21º |
FORD PUMA |
9.562 |
1,0% |
11.745 |
1,2% |
-18,6% |
|
22º |
KIA SPORTAGE |
9.556 |
1,0% |
12.623 |
1,3% |
-24,3% |
|
23º |
TESLA MODEL Y |
8.790 |
0,9% |
19.760 |
2,0% |
-55,5% |
|
24º |
BMW X1 |
8.541 |
0,9% |
8.413 |
0,8% |
1,5% |
|
25º |
TOYOTA COROLLA |
8.014 |
0,8% |
10.622 |
1,1% |
-24,6% |
|
26º |
SKODA KODIAQ |
7.970 |
0,8% |
5.975 |
0,6% |
33,4% |
|
27º |
JEEP AVENGER |
7.947 |
0,8% |
5.677 |
0,6% |
40,0% |
|
28º |
SKODA FABIA |
7.902 |
0,8% |
8.060 |
0,8% |
-2,0% |
|
29º |
FORD KUGA |
7.818 |
0,8% |
8.639 |
0,9% |
-9,5% |
|
30º |
VW T-CROSS |
7.778 |
0,8% |
8.788 |
0,9% |
-11,5% |
|
31º |
SKODA KAMIQ |
7.571 |
0,8% |
7.257 |
0,7% |
4,3% |
|
32º |
MINI COOPER |
7.404 |
0,8% |
7.811 |
0,8% |
-5,2% |
|
33º |
AUDI A3 |
7.311 |
0,8% |
9.770 |
1,0% |
-25,2% |
|
34º |
HYUNDAI KONA |
7.111 |
0,7% |
6.607 |
0,7% |
7,6% |
|
35º |
NISSAN JUKE |
7.024 |
0,7% |
6.566 |
0,7% |
7,0% |
|
36º |
VW POLO |
6.930 |
0,7% |
8.407 |
0,8% |
-17,6% |
|
37º |
TESLA MODEL 3 |
6.834 |
0,7% |
7.822 |
0,8% |
-12,6% |
|
38º |
VOLVO XC60 |
6.749 |
0,7% |
7.316 |
0,7% |
-7,8% |
|
39º |
PEUGEOT 308 |
6.614 |
0,7% |
9.755 |
1,0% |
-32,2% |
|
40º |
BMW SÉRIE 1 |
6.477 |
0,7% |
6.425 |
0,6% |
0,8% |
|
41º |
TOYOTA AYGO |
6.300 |
0,7% |
7.462 |
0,8% |
-15,6% |
|
42º |
VW PASSAT |
6.295 |
0,7% |
6.488 |
0,7% |
-3,0% |
|
43º |
FORD FOCUS |
6.281 |
0,7% |
6.243 |
0,6% |
0,6% |
|
44º |
CUPRA FORMENTOR |
6.243 |
0,6% |
7.559 |
0,8% |
-17,4% |
|
45º |
VW ID.4 |
6.172 |
0,6% |
2.506 |
0,3% |
146,3% |
|
46º |
SEAT IBIZA |
6.136 |
0,6% |
6.275 |
0,6% |
-2,2% |
|
47º |
SKODA KAROK |
6.104 |
0,6% |
8.466 |
0,9% |
-27,9% |
|
48º |
DACIA JOGGER |
6.071 |
0,6% |
7.936 |
0,8% |
-23,5% |
|
49º |
TOYOTA RAV4 |
5.989 |
0,6% |
6.604 |
0,7% |
-9,3% |
|
50º |
RENAULT SYMBIOZ |
5.898 |
0,6% |
0 |
0,0% |
– |
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
A Lexus lança o NX 450h+ 2025 no Brasil. Mais potente e com mais autonomia elétrica, o SUV Híbrido Plug-in se enquadra na filosofia de “luxo silencioso”, entregando muita qualidade e refinamento sem apelar para ostentação. Será que é o suficiente para encarar os rivais alemães? Confira no vídeo do nosso primeiro contato.
+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui