A Toyota segue aprimorando o GR Yaris e apresenta uma nova versão que reforça a constante evolução do modelo, nascido nas pistas. Com tração integral, três portas e 280 cv, o hot hatch compacto ficou ainda mais agressivo, incorporando aprendizados do automobilismo. O Toyota GR Yaris 2025 já está disponível para encomenda na Europa e foi projetado para oferecer uma experiência de direção ainda mais envolvente.
O preço do GR Yaris atualizado para os italianos ainda não foi anunciado, mas não deve ficar muito fora do preço base equivalente a R$ 343,8 mil da tabela atual. O modelo será lançado no Brasil no segundo semestre de 2025, com um motor de 1.8 litro, tração integral e câmbio automático com 8 marchas.
Transmissão automática de 8 marchas ainda mais rápida
Entre as novidades mais importantes está a evolução da transmissão automática “GAZOO Racing Direct” de oito velocidades, agora otimizada para oferecer trocas de marcha ainda mais rápidas, especialmente em condução esportiva.
Foto de: Toyota

Foto de: Toyota.com
Transmissão automática mais rápida

Foto de: Toyota
Apoio para os pés mais largo
Para melhorar a experiência de dirigir com dois pedais, a placa de apoio para os pés do lado esquerdo também foi ampliada.
Direção mais precisa
O novo GR Yaris também evoluiu na dinâmica ao volante: a direção ficou mais direta e a estabilidade em linha reta foi aprimorada com o uso de parafusos especiais, mais rígidos. A carroceria agora adota cabeças de parafuso mais largas para fixar os braços da suspensão traseira, enquanto as juntas inferiores dianteiras e os amortecedores traseiros são presos com parafusos dotados de flanges reforçadas com nervuras.

Foto de: Toyota.com
Novos parafusos para maior rigidez

Foto de: Toyota
Maior envolvimento na direção
A suspensão também foi recalibrada para acomodar essas mudanças, até mesmo aumentando o torque em alguns lugares. Os amortecedores foram reajustados para proporcionar o prometido “melhor equilíbrio entre controle e conforto”, enquanto a direção elétrica foi revisada com vários ajustes finos.
O toque do motorista profissional e o freio de mão vertical
Uma contribuição fundamental veio do piloto profissional Kazuya Oshima, que trabalhou no ajuste da direção para obter uma resposta precisa e direta, quase “1:1”, entre a entrada do volante e a reação da roda.

Foto de: Toyota.com
Freio de mão vertical com transmissão manual e automática
Há também um detalhe técnico inspirado no rali: o freio de mão vertical, até então reservado apenas para determinadas versões, também estará disponível nas variantes de transmissão automática. Uma solução que vem diretamente do WRC e dos campeonatos nacionais japoneses.
Motor de 280 cv confirmado
Nenhuma mudança foi anunciada para o trem de força, que deve continuar sendo o familiar de 1.618 cm³, 280 cv e 39.7 kgf, com turbo de três cilindros, que pode ser combinado com uma caixa de câmbio manual de seis marchas ou automática de oito marchas.
A tração nas quatro rodas é fornecida pelo sistema 4WD com diferenciais Torsen e Seleção do Modo de Direção e permite que o compacto Toyota vá de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e atinja velocidade máxima de 230 km/h