Depois de causar muita polêmica nesta semana ao apresentar um projeto que proibiria o uso de fibra de carbono em carros, parece que o Parlamento Europeu resolveu voltar atrás. A confirmação veio dos nossos colegas do Motor1.com Itália, que entraram em contato com deputados da União Europeia que afirmam que a proposta foi removida de votação.
A emenda foi elaborada em janeiro e planejava adicionar a fibra de carbono à lista de materiais perigosos da União Europeia, juntando-se a produtos como mercúrio, chumbo e cádmio. O material, que é parte importante da indústria automotiva e do setor de aeronaves, foi considerado perigoso por uma emenda que regulamenta os ciclos de fim de vida útil dos veículos, o que inclui aspectos como reciclagem e descarte.
Essa emenda definiria as regras para os materiais que podem ser usados na construção de automóveis, de modo que, ao final da vida útil de um veículo, nenhuma substância nociva seja liberada ao meio ambiente.
A preocupação dos parlamentares estava na hora do descarte do material, já que filamentos de fibra de carbono podem ser transportados pelo ar e causar danos se entrarem em contato com a pele humana. O órgão regulador também sugeriu que a fibra de carbono poderia danificar as máquinas de reciclagem. E, embora seja preocupações válidas, a UE parece ter percebido que os benefícios da fibra de carbono superam em muito os possíveis danos ambientais.

Foto de: Coleção Octane

Foto de: Coleção Octane
A fibra de carbono é uma parte significativa do setor
O setor automotivo é responsável por 20% de toda a produção de fibra de carbono no mundo. Fabricantes como McLaren, Lamborghini, Pagani, Ferrari e Koenigsegg usam estruturas monocoques feitas com esse material, portanto, seriam os mais afetados pela proibição. Os veículos elétricos também seriam prejudicados, pois dependem do uso extensivo de fibra de carbono para manter o peso baixo e a autonomia alta.
O primeiro veículo a usar fibra de carbono em sua construção foi o McLaren MP4/1 de 1981, um carro de Fórmula 1. O material chegou às ruas pela primeira vez por meio do Jaguar XJR-15, o primeiro carro de produção com permissão para circular nas ruas a usar um chassi monocoque de fibra de carbono. Hoje em dia, o carbono é usado na construção de quase todas as partes de um carro, desde os painéis da carroceria até as rodas. E, ao que tudo indica, continuará assim por muito tempo.