O Volkswagen Tiguan SEL R-Line finalmente tem a potência necessária para fazer jus ao seu nome em 2026. A marca agraciou seu SUV com um notável aumento de potência por meio de modificações feitas em seu motor 2.0 turbo existente. Recentemente redesenhado sem uma terceira fileira, a terceira geração do Tiguan também é mais leve e mais econômico em termos de combustível do que antes.
Sob o capô, o Tiguan SEL R-Line usa o já conhecido EA888 de 2,0 litros turbo em linha e quatro cilindros da VW, avaliado em 271 cv e 35,7 kgfm – mais do que o esportivo Golf GTI. É um enorme aumento de 70 cv ao motor básico do Tiguan de entrada, prometendo um “caráter mais esportivo”.
Foto a: Volkswagen
O aumento de potência vem de um turbo maior e de uma pressão mais alta, além de pistões mais fortes, bielas mais robustas e um virabrequim nitretado. Há esguichos de óleo para os pistões e comandos variáveis para admissão e escape do motor. Outras alterações incluem atualizações no plenum de admissão, no intercooler e no sistema de lubrificação, incluindo uma bomba de óleo de maior deslocamento. O melhor de tudo é que o novo motor funciona com gasolina de octanagem normal. Não há necessidade de comprar a gasolina premium.
Uma plataforma altamente atualizada
Lançado no ano passado, o Tiguan de terceira geração não é mais um veículo de três fileiras, com apenas cinco assentos disponíveis em todas as versões. O R-Line mostrado aqui é mais curto e mais leve do que o anterior, montado na plataforma MQB Evo do Grupo VW. Uma transmissão automática de oito marchas transfere o torque para o asfalto, enviando potência para as quatro rodas por meio da tração integral 4Motion da VW.
O R-Line recebe rodas de liga leve de 20″ como padrão e está disponível com algumas novas opções de cores divertidas, como Avocado Green Pearl, Sandstone Uni e Monterey Blue Pearl. O teto preto é padrão, acrescentando algum contraste ao design.

Foto a: Volkswagen
No interior, você encontrará a mais nova versão do sistema de infoentretenimento da Volkwagen, com botões reais no volante (graças a Deus) e uma gigantesca tela de infoentretenimento de 15″. Ela está emparelhada com um painel de medidores digitais de 10,25″. Há um “Driving Experience Dial” localizado no console central para controlar o volume – um grande avanço em relação aos frustrantes controles deslizantes de toque em alguns dos carros de última geração da VW. O mostrador também pode controlar os modos de condução e alterar a iluminação ambiente.
Cotado para o Brasil, este pode ser o Tiguan tão esperado pelos concessionários. Para se diferenciar do Taos e seu 1.4 turbo, o SUV adotará o 2.0 turbo para voltar a se diferenciar por esta proposta mais esportiva, principalmente com esta nova versão R-Line.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
O Novo GWM TANK 300 quer ser melhor que o Jeep Wrangler? O novo SUV da marca chinesa chega com novidades para o off-road. Ele traz diversas opções de seleção de tração, 3 tipos de bloqueio de diferencial, motor 2.0 híbrido plug-in e novidades tecnológicas da GWM. Vai dar certo no mercado nacional? Descubra neste vídeo com o Léo Fortunatti e saiba tudo sobre como este sistema de motor elétrico frontal com diferencial funciona.
+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui