Search
Close this search box.

Primo do VW Jetta aparece de cara nova na China

Se no resto do mundo os sedãs vem perdendo espaço para os utilitários esportivos, o mesmo não pode ser dito da China. Por lá, o grupo Volkswagen ainda aposta forte no segmento de três volumes, como é o caso do VW Lavida Pro, um sedã médio com proporções de Jetta que é vendido ao lado do modelo norte-americano e acaba de ser atualizado para 2025.

Achou confuso? pois a situação piora mais se olharmos o portfólio da marca por lá. Como resultado da parceria da VW com os grupos SAIC e FAW, muitos modelos que são vendidos em outras partes do mundo recebem versões próprias para agradar as duas subsidiárias, e dessa forma, temos vários modelos de mesmo porte sendo vendidos lado a lado.





Volkswagen Lamando L (livro de fotos)


Novo Volkswagen Passat Pro - China

Foto de: Volkswagen

Hoje exclusivo do mercado chinês, a marca conta com uma geração inteiramente nova do Passat, que passou a ser vendido apenas como perua na Europa. Há ainda o Lamando, que é considerado uma versão mais esportiva e acupêzada do Jetta e, para quem quer algo menor que o Lavida Pro, há o Lavida XR, que é a versão asiática do nosso Virtus. 

Voltando ao Lavida Pro, o sedã que ganhou vida por meio da joint venture SAIC-VW passou recentemente pelo escritório do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) para homologação. Não é exatamente um carro ousado, ele parece um sedã dos anos 2000 que recebeu uma atualização no estilo para 2025: maçanetas embutidas, barra de luz traseira interligando as lanternas e faróis finos.




Foto de: MIIT

Para ser gentil, não é o sedã mais empolgante que já vimos, mas, pelo menos, não é outro SUV. Dito isso, a distância em relação ao solo notavelmente generosa lembra muito a dos últimos Renault Logan com câmbio CVT ou do Volvo S60 Cross Country.

Sob o capô, há um motor 1.5 TSI que produz modestos 109 cavalos, enviados para as rodas dianteiras por meio de uma transmissão automática. Medindo 4,71 metros, ele tem aproximadamente o mesmo tamanho do Jetta que conhecemos. Construído em uma variação da MQB, ele pesa cerca de 1300 kgs. Os documentos do MIIT mostram que a VW está mantendo as coisas básicas, oferecendo rodas de 15 e 16 polegadas.




Foto de: MIIT

Um carro como esse faria sentido no Brasil? Provavelmente não, visto que o Grupo VW já tem o segmento bem coberto com o Virtus e o Jetta GLI. Ainda sim, é de se invejar tamanho número de opções que o mercado chinês oferece, principalmente em categorias superiores, como a do Passat e do Arteon. 

Ministry of Industry and Information Technology (MIIT)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…