Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • Alfa Romeo troca de logotipo para celebrar 115 anos

Alfa Romeo troca de logotipo para celebrar 115 anos

Para todas as marcas do mundo, o logotipo é como a foto em sua carteira de identidade, aquele detalhe que, à primeira vista, diz quem você é. Com o passar dos anos, ele muda, mas mantém os seus traços mais característicos. Esse é o caso da Alfa Romeo, que em 2025 comemora 115 anos de sua fundação e apresenta um novo logotipo para a ocasião.

O protagonista é o número 115, acompanhado pelo sempre presente Biscione (uma referência à cidade de Milão, a cidade onde a ALFA (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) – uma fábrica de automóveis anônima da Lombardia – foi fundada em 1910, e a palavra Alfa Romeo em itálico, juntamente com as palavras Since 1910.

Não é para carros  

O novo logotipo da Alfa Romeo não está, no entanto, destinado a ficar bem nos modelos atuais e futuros da empresa, que manterão o clássico brasão com o Biscione e a cruz renovados em 2015 por ocasião da apresentação do Giulia, mas aparecerá em eventos, ralis e merchandising da empresa, o que permitirá que os mais de 250 clubes Alfa Romeo em todo o mundo o utilizem livremente.

A data da apresentação também carrega simbolismo: em 15 de abril de 1923, Ugo Sivocci venceu a Targa Florio com a Alfa Romeo RL TF, o primeiro modelo a ostentar o Quadrifoglio, que se tornou o ícone dos modelos mais esportivos da marca. Em 13 de abril de 1930, em , o Alfa Romeo 6C 1750 Gran Sport nº 84, dirigido por Tazio Nuvolari e Giovanni Battista Guidotti, triunfou na Mille Miglia, estabelecendo um recorde histórico: foi, de fato, o primeiro carro a exceder a velocidade média de 100 km/h durante a corrida. 



Foto de: Motor1.com

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio Super Sport

2025 também é o ano de muitos outros aniversários especiais para a Alfa Romeo: há 100 anos, o GP Tipo 2 venceu o primeiro Campeonato Mundial de Automobilismo, enquanto 1950 viu a estreia do 1900, o primeiro Alfa produzido em grande escala. No mesmo ano, Nino Farina, com o Tipo 158 Alfetta, conquistou o título de campeão mundial no primeiro campeonato de Fórmula 1 da história. E ainda: há 70 anos foi apresentado o Giulietta Berlina e 10 anos depois nasceu o Giulia Sprint GTA, um dos carros Alfa mais amados de todos os tempos. A ocasião também é perfeita para lembrar o triunfo do 33 TT 12 no Campeonato Mundial de Marcas de 1975 e a estreia do Alfa 75 em 1985.

As origens do logotipo da Alfa Romeo   

Como mencionado acima, o logotipo da Alfa Romeo está intimamente ligado à cidade de Milão, com o Biscione Visconteo (o brasão heráldico dos senhores de Milão, também presente na Torre Filarete do Castello Sforzesco) e a cruz vermelha, lembrando o friso do batalhão lombardo que partiu para a Primeira Cruzada em 1095.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Por que a Renault quer reconquistar clientes de Clio e Scenic?

Mostrado oficialmente neste mês, o Boreal marcou a chegada do primeiro SUV médio desenvolvido e…

Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º

Lando Norris dominou e garantiu a pole position para a corrida sprint do GP de São…

Por que GTA 6 vai ser adiado de novo?

Depois de mais de uma década de espera, os fãs de Grand Theft Auto terão…