Anunciado há algumas semanas e com chegada confirmada para o segundo semestre, a Audi voltou com tudo ao mundo dos esportivos pequenos no país, apostando pesado na receita de baixo peso e motor de grande cilindrada. E o resultado ficou excelente, com motor 2.5 de cinco cilindros e aceleração de zero a 100 km em apenas 3,8 segundos.
Na Alemanha, no entanto, há quem queira ir além. É o caso da preparadora ABT, especialista em modelos da Audi e Volkswagen. Por lá, assim como na versão que chega em breve ao Brasil, o RS3 entrega 400 cv de potência e 51 kgfm de torque como padrão.
Mas o potencial do cinco-cilindros é ainda maior. A popular oficina já havia mostrado isso com o RS3-R, que chega a 493 cv. Agora, lança o RS3-S, uma alternativa mais acessível, com duas configurações de potência: 466 cv ou 491 cv.
O pacote desenvolvido pela ABT inclui melhorias no desempenho, modificações no chassi e retoques visuais. A central adicional AEC garante um ganho de 61 cv e 4 kgfm, permitindo ao RS3-S acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A velocidade máxima, que originalmente é limitada a 250 km/h, pode ser elevada para 300 km/h sob demanda. Para quem busca um pouco mais, é possível adicionar mais 25 cv ao conjunto.
Foto de: ABT
A suspensão também recebeu atenção especial: com novas molas, a altura da carroceria pode ser reduzida em até 30 mm. A tração é feita pelas quatro rodas, através do sistema Quattro, com pneus Goodyear Eagle F1 SuperSport 245/30 montados em rodas de liga leve de 20 polegadas.
No visual, o RS3-S se destaca por detalhes em preto brilhante nos para-lamas, saia traseira em fibra de carbono e, no Sportback (versão hatch), um novo spoiler de teto também em fibra de carbono. O escapamento traz quatro saídas em aço inoxidável preto fosco com diâmetro de 95 mm.

Foto de: ABT

Foto de: ABT
O interior também não ficou de fora: há novos tapetes personalizados com o logotipo do modelo, botão de partida ABT e iluminação exclusiva nas portas, além do emblema “ABT RS3-S” que identifica a versão especial.
Os preços na Europa são de 17.900 euros (cerca de R$ 110.888) para o RS3-S Sportback e 16.600 euros (R$ 102.835) para o sedã, já incluindo a instalação dos componentes.

Foto de: Motor1 Brasil
RS3 chega ao Brasil no segundo semestre
Confirmado há três semanas e apresentado a jornalistas no dia 27 de março, o novo Audi RS3 retorna ao mercado brasileiro com o icônico motor cinco-cilindros turbo. Estará disponível nas versões Sedan e Track.
O modelo traz mudanças visuais que reforçam seu caráter esportivo, alinhando-se à nova linguagem de design da Audi. A grade frontal, agora maior, exibe o tradicional padrão colmeia e se integra aos faróis, que utilizam tecnologia Matrix LED e oferecem três assinaturas visuais diferentes para as luzes diurnas, configuráveis via central multimídia.

Foto de: Motor1 Brasil

Foto de: Motor1 Brasil
Na traseira, o para-choque exibe difusores verticais nos cantos, acompanhando o estilo da dianteira. As lanternas ganharam novos elementos internos, com setas que se acendem de dentro para fora. Há ainda duas ponteiras de escapamento ovais em preto, separadas por um refletor vermelho central.
As principais diferenças entre o RS3 Sedan e o RS3 Track estão nos detalhes. O primeiro traz acabamentos em preto brilhante na grade e nos espelhos, enquanto o segundo aposta na fibra de carbono. As pinças de freio são vermelhas no Sedan e azuis no Track. Por dentro, o Sedan oferece bancos esportivos convencionais, e o Track eleva o nível com bancos em carbono. As costuras internas seguem a identidade de cada versão: vermelhas no primeiro, verdes no segundo.
O novo Audi RS3 Sedan tem preço sugerido R$ 659.990. O Audi RS3 Track custa R$ 714.990.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
A Lexus lança o NX 450h+ 2025 no Brasil. Mais potente e com mais autonomia elétrica, o SUV Híbrido Plug-in se enquadra na filosofia de “luxo silencioso”, entregando muita qualidade e refinamento sem apelar para ostentação. Será que é o suficiente para encarar os rivais alemães? Confira no vídeo do nosso primeiro contato.
+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui