Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • Maserati autônoma, desenvolvida por universitários, roda na Itália

Maserati autônoma, desenvolvida por universitários, roda na Itália

Quem sabe dirigir em Nápoles, sabe dirigir em qualquer lugar: uma afirmação famosa que agora também se aplica aos carros autônomos. Na Tangenziale di Napoli (anel viário de Nápoles), de fato, em um trecho de 3 km entre Vomero e Fuorigrotta, um Maserati GranCabrio Folgore dirigiu sem a assistência do motorista em condições reais de tráfego.

O experimento foi conduzido pelo Smart Road Observatory do MIT em colaboração com a Autostrade per l’Italia, a Polícia de Trânsito da Campânia, a Politécnica de Milão e uma equipe de parceiros técnicos excepcionais.

Sem assistência ao motorista

Durante o teste, o Maserati Gran Cabrio Folgore foi ladeado por vários veículos da frota da Tangenziale di Napoli Spa, equipados com o novo sistema Car2x para dialogar com a infraestrutura da autoestrada, e o teste foi realizado com o motorista sempre a bordo e pronto para intervir, conforme exigido pelos protocolos de segurança, mas com o carro fazendo a maior parte do trabalho sozinho.



Foto de: Politécnico de Milão

O fato de tudo isso ter acontecido em uma das vias urbanas mais movimentadas e simbólicas do país agrega valor e significado à iniciativa. De fato, o anel viário de Nápoles é frequentemente noticiado por seu trânsito caótico, sendo uma das vias urbanas mais congestionadas e complexas da Itália, e sua periculosidade geral.

Com os novos limites digitais

Mas não é só isso. A ocasião também foi a estreia no campo da nova função Dynamic Speed Limit, desenvolvida pela Movyon (uma empresa de tecnologia do grupo ASPI) e pela Universidade de Nápoles Federico II para ter um gerenciamento dinâmico dos fluxos de tráfego, com limites de velocidade que não são mais fixos, mas adaptáveis, transmitidos em tempo real do centro de controle para os veículos conectados por meio de antenas distribuídas ao longo da rede.

Um primeiro teste em condições reais que faz parte do caminho para obter a primeira “vinheta” Smart Road na Itália, um reconhecimento previsto pelo Decreto Ministerial 70/2018, que certifica a total conformidade com as diretrizes sobre a digitalização de infraestruturas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Por que a Renault quer reconquistar clientes de Clio e Scenic?

Mostrado oficialmente neste mês, o Boreal marcou a chegada do primeiro SUV médio desenvolvido e…

Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º

Lando Norris dominou e garantiu a pole position para a corrida sprint do GP de São…

Por que GTA 6 vai ser adiado de novo?

Depois de mais de uma década de espera, os fãs de Grand Theft Auto terão…