Search
Close this search box.

Novo Lexus ES 2026 estreia com versões híbrida e elétrica

Embora o ES antigo tenha recebido dois facelifts, ele não conseguiu esconder o fato de que estava ficando velho. A Lexus apresentou a sétima geração em 2018, portanto, definitivamente estava na hora de uma reformulação completa. Felizmente, a espera acabou. Apresentado esta semana na Auto Shanghai, o novíssimo ES 2026 traz grandes atualizações por dentro e por fora.

Se o estilo elegante parece familiar, há um bom motivo para isso. O novo ES inspira-se no conceito LF-ZL apresentado há cerca de um ano e meio. Embora a versão de produção seja um pouco mais discreta, o design continua sendo ousado em relação ao modelo que substitui. Estamos felizes em ver que a grade de grandes dimensões finalmente desapareceu, embora o perfil fortemente esculpido, com seu espesso acabamento em preto brilhante que se estende pelas portas, possa ser um pouco polarizador.



Foto de: Lexus

Há também uma porta de carregamento no para-lama dianteiro, sinalizando a chegada de um ES totalmente elétrico, que será vendido juntamente com o híbrido. Na traseira, as lanternas traseiras foram reimaginadas: os elementos em forma de “L” montados na parte inferior agora abrigam os piscas, enquanto as luzes de ré ficam abaixo e uma luz de neblina é montada em um dos lados. O emblema clássico foi substituído por letras grandes da Lexus na barra de luzes superior.

Por dentro, o novo Lexus ES adota um visual minimalista, abandonando os botões físicos tradicionais em favor de um layout limpo. Um painel de instrumentos digital de 12,3″ e uma tela sensível ao toque de 14″ dominam o painel. Algumas versões oferecem até mesmo uma tela do lado do passageiro, que provavelmente é opcional, dependendo do mercado.

O volante agora apresenta a marca “Lexus” em relevo em vez do emblema usual, e a antiga alavanca de câmbio foi substituída por um seletor mais compacto. Algumas teclas de atalho sensíveis ao toque permanecem abaixo do sistema de infoentretenimento, além de um seletor de volume da velha guarda para facilitar o uso. Em outros lugares, um teto de vidro panorâmico escurece com o toque de um botão. Para quem vai atrás, há assentos massageadores e um painel de controle climático dedicado embutido no apoio de braço central.




Foto de: Lexus

A sensação de luxo da velha guarda do ES anterior desapareceu, especialmente porque a Lexus agora está oferecendo um acabamento interno em cor de bambu selvagem. Na mesma nota, o painel de instrumentos utiliza uma técnica de impressão 3D para imitar a aparência do bambu, enquanto a iluminação elegante embutida nos forros das portas é a primeira da marca de luxo da Toyota.

O novo ES é significativamente maior que seu antecessor, crescendo 165 milímetros para um comprimento total de 5.140 mm. Cerca de metade do aumento é encontrada na distância entre eixos, que agora mede 2.950 mm, um aumento de 80 mm. Ele também é 55 mm mais largo do que antes, com 1.920 mm. Apesar do crescimento, o ES não está substituindo o LS. A Lexus nos disse que está mantendo o carro-chefe. 

Em termos de altura, o híbrido é 110 mm mais alto que seu antecessor, com 1.555 mm, enquanto a versão elétrica acrescenta 5 mm. O peso varia de 1.785 kg para o ES 300h com tração dianteira a 2.285 kg para o ES 500e elétrico com tração integral.

A Lexus está oferecendo o novo ES com duas opções de trem de força híbrido baseadas em motores de 2.0 e 2.5 litros. A potência total do sistema varia de 196 cv para o trem de força eletrificado de 2,0 litros a 247 cv com o motor maior. O mais lento do grupo leva 9,4 segundos para atingir 100 km/h, enquanto o mais rápido precisa de 7,8 segundos.

O modelo totalmente elétrico vem nas versões ES 350e com tração dianteira e ES 500e com tração integral. Escolha o EV mais barato e você terá 224 cv, bons para uma velocidade de 8,9 segundos e uma autonomia máxima de 685 quilômetros. No entanto, o alcance mencionado pela Lexus está no ciclo CLTC excessivamente otimista. A Lexus estima que a versão com especificação dos EUA percorrerá 483 quilômetros com uma carga. A variante com motor duplo aumenta a potência para 338 cv e reduz o tempo de aceleração para apenas 5,9 segundos. Por ser um carro mais pesado, a autonomia sofre um impacto, caindo para 610 quilômetros por CLTC.

Também devemos observar que o novo ES conta com direção em todas as rodas, o que permite que as rodas traseiras girem até quatro graus na direção oposta à das rodas dianteiras em velocidades mais baixas e na mesma direção em velocidades mais altas. Talvez ainda mais importante seja a implementação de uma suspensão traseira multi-link para melhorar a qualidade de condução. A Lexus afirma ter aumentado a rigidez da carroceria utilizando a mais recente iteração da plataforma TNGA GA-K da Toyota. Os tamanhos das rodas variam de 18″ a 21″, mas as maiores afetarão a autonomia das versões elétricas. Os números citados pela empresa são para carros equipados com rodas de liga leve de 19″. Apesar da estreia oficial, o Lexus ES 2026 só começará a ser vendido globalmente a partir da metade de 2026.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Por que a Renault quer reconquistar clientes de Clio e Scenic?

Mostrado oficialmente neste mês, o Boreal marcou a chegada do primeiro SUV médio desenvolvido e…

Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º

Lando Norris dominou e garantiu a pole position para a corrida sprint do GP de São…

Por que GTA 6 vai ser adiado de novo?

Depois de mais de uma década de espera, os fãs de Grand Theft Auto terão…