Apesar de não ser uma técnica exatamente nova, algumas marcas vem investindo pesado em maneiras de resgatar seus tempos de glória com um leve toque de modernidade. E o caso mais recente é o da Audi. Durante os anos 1980, o mundo do rali contou com uma lenda de tração integral chamada simplesmente de Quattro. Não é nem preciso dizer que sua produção ficou marcada na história.
Agora, décadas após a finalização de sua produção, a preparadora alemã ABT, especializada em produtos do grupo Volkswagen, resolveu que era hora de explorar ainda mais o potencial do modelo, criando um restomod que combina o charme vintage do original com a potência e tecnologia da linha RS vendida atualmente.
Audi Quattro, o restomodu da ABT
Foto de: ABT
A oficina revelou sua nova criação durante o evento “Friends of ABT” e o resultado superou em muito as expectativas. A produção inicialmente planejada de 25 unidades foi esgotada em apenas 3 horas, permitindo que a produção fosse aumentada para 30 unidades.
O novo restomod é baseado no extremamente raro Audi Sport quattro, que foi devidamente homologado para o Grupo B. Em contraste com a versão de corrida que lhe serviu de inspiração, essa interpretação moderna apresenta portas mais largas, capô com entradas de ar, novos para-choques, um grande aerofólio traseiro e painéis de carroceria feitos de fibra de carbono.

Audi Quattro, o restomodu da ABT
Foto de: ABT
O interior também foi renovado para a era moderna e está equipado com assentos de corrida, uma barra estabilizadora e várias opções de personalização graças ao programa ABT Individual. Cada um dos 30 exemplares terá, portanto, um design exclusivo e refletirá o estilo do proprietário.
A verdadeira beleza, entretanto, está sob o capô. Quase três vezes mais potente do que o carro de corrida que gravou seu nome nas pistas de rali em 1980, esse restomod carrega o motor de 2,5 litros e 5 cilindros do novo Audi RS 3, mas aumenta sua potência de 368 para 537 cv. A ABT não anunciou o preço dessa obra-prima, mas, dada a produção limitadíssima e as opções de personalização, não é errado supor que ele seja bastante caro.