Ontem, postamos um flagra da frente renovada do Fiat Fastback, que aparentemente não deverá ter tantas modificações quanto o sedã Cronos e a picape Toro, limitando-se à nova grade com estilo ”Maserati”, com filetes verticais. A maior novidade da dupla, entretanto, poderá ser a chegada de um teto solar panorâmico, como revelam os flagras exclusivos do perfil abarth_no_brasil.
Segundo o perfil, as imagens divulgadas são da gravação do comercial da linha renovada do novo Pulse 2026, que terá opcional de teto solar do tipo fixo e panorâmico, como o presente no Peugeot 208. Seu tamanho se destaca, indo até a coluna B.
Também é possível identificar que o teto deverá estar em mais versões que a esportiva Abarth, já que o painel das fotos não conta com a decoração em vermelho abaixo do multimídia e a imitação de carbono na faixa do ar condicionado. Segundo o perfil, o teto será de série na versão esportiva e opcional nas demais.
De resto, tanto Pulse quanto Fastback não deverão ter alterações de motorização nem de versões, já que foram os primeiros a estrear o sistema híbrido-leve da marca, em novembro do ano passado. Na linha 2026, entretanto, eles deverão ter suas frentes unificadas, passando a contar com a mesma grade.
Flagra: Fiat Pulse terá teto solar na linha 2026
Foto de: @abarth_no_brasil
Ele é aliado ao conhecido 1.0 T200 da família Global Small Engine (GSE) da Stellantis, também presente no Pulse, Citroën Basalt e Peugeot 2008, mas unindo o propulsor flex a uma unidade elétrica (alternador/gerador) ligado por correia e uma pequena bateria 12V de íons de lítio em acréscimo à tradicional de chumbo-ácido. Apesar da eletrificação, a potência se mantém em 125 cv (gasolina) e 130 cv (etanol), com torque de 20,4 kgfm, acoplado a um câmbio CVT com simulação de sete marchas.

Fiat Giga Panda 2025 – Projeção
Nova geração derivada do Grande Panda
O facelift da linha 2026, que também se estenderá ao Pulse, deverá dar um pequeno fôlego extra à família de SUVs compactos da Fiat enquanto suas novas gerações, agora derivadas do novo Grande Panda, não chegam ao mercado.
A própria Fiat, inclusive, já deu detalhes de como será a nova geração. Em fevereiro do ano passado, a marca apresentou uma série de conceitos para adiantar os caminhos estéticos de seus próximos lançamentos e, entre eles, revelou um curioso SUV cupê. O protótipo antecipava justamente as linhas da nova geração do Fastback e já indicava que o modelo, hoje produzido apenas no Brasil, passará a ter alcance comercial global.

Novos Fiat Pulse e Fastback – Família Panda
Foto de: Fiat
Posteriormente, em julho, a Fiat novamente adiantou detalhes sobre o projeto através da divulgação de vídeo institucional com imagens propositalmente borradas. Na ocasião, o Fastback apareceu já em versão de produção ao lado do Giga Panda (cotado como nova geração do Pulse no Brasil). Foi possível notar que o cupê terá carroceria com maior nível de harmonia entre os volumes e linhas diretamente derivadas do conceito apresentado em fevereiro.
Estruturalmente, o próximo Fastback adotará a plataforma Smart Car do grupo Stellantis – a mesma já usada pelos modelos Citroën (C3, C3 Aircross e Basalt), Opel (Frontera) e pelo próprio Grande Panda europeu. A base substituirá a arquitetura MLA usada atualmente no Brasil e renderá avanços técnicos e dinâmicos importantes, incluindo aplicação de conjuntos tradicionais, híbridos ou totalmente elétricos.

Novos Fiat Pulse e Fastback – Família Panda
Foto de: Fiat
Na Europa, os lançamentos de Fastback e Giga Panda está programado para meados de 2025. Já no Brasil, a chegada da dupla deverá acontecer em 2026 e será viabilizada através do investimento de R$ 14 bilhões que a Stellantis aplicará na fábrica de Betim (MG). No ano passado, a Fiat declarou que deverá unificar as linhas da Europa e do Brasil como forma de melhorar os índices de rentabilidade e acabar com o atual regionalismo. A conferir.