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Há 10 anos, onda de novos SUVs compactos chegava com o Jeep Renegade

Até 2015, o mercado de SUVs compactos se resumia, em volume, a Ford EcoSport e Renault Duster. De produção simples e alto valor agregado, lógico que outras montadoras gostaram da idéia e trouxeram projetos globais ao nosso mercado: Jeep Renegade, Honda HR-V e Peugeot 2008. O primeiro trazia a confiabilidade das marcas japonesas ao segmento; o segundo, a motorização turbo THP e o terceiro apostou em um visual quadradinho que caiu nas graças do consumidor.

Vamos relembrar como foi a chegada deste trio, que já tem duas novas gerações e, no caso do Jeep Renegade, até uma série especial para celebrar seus 10 anos sem mudar de geração, mas ao menos com motor 1.3 turbo e mais equipamentos que há alguns anos. 





Onda dos SUVs faz 10 anos no Brasil

Foto de: Thomas Tironi



Jeep Renegade

Honda HR-V nasceu com qualidades do Fit e motor de Civic 

O Honda HR-V nasceu com as mesmas qualidades do modelo que lhe deu origem, o Fit, tendo os bancos do tipo Magic Seat, que se rebatiam em diversas modalidades e deixam o SUV extremamente versátil. Por ser maior e mais pesado que o Fit, o motor escolhido foi o 1.8 aspirado, originário do Civic, e anos mais tarde com o 1.5 turbo em versão topo. Um de seus destaques naquele momento era o porte, maior que o EcoSport, com 4.294 mm de comprimento e 2.610 mm de entre-eixos.



Honda HRV 2015

Foto de: Thomas Ingenlath (Polestar)

Quando chegou ao mercado, seu desenho moderno e o apelo de confiabilidade garantiram ao modelo um início sólido, com mais de 154 mil unidades vendidas em três anos. Ainda que tenha perdido protagonismo com a chegada de novos rivais como o Hyundai Creta e o VW T-Cross, o HR-V se manteve relevante, encerrando a década com 437.535 unidades emplacadas.

Em 2019, ganhou novidades estéticas que mudaram levemente o visual, ganhando DRL em LED e projetor para o farol baixo e lanternas traseiras em LED com tom fumê. No interior, os bancos ganharam mais espuma e as versões mais completas ganharam iluminação ambiente.



Honda HR-V Touring 2021

Facelift da primeira geração chegou em 2018



Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

Segunda geração chegou em 2022 com novo posicionamento 

Em 2022, chegava ao mercado a segunda geração do modelo, maior (seu comprimento total passava dos 4,330 mm), mais equipada e adotando posicionamento mais refinado e – consequentemente – mais caro.

Em seu primeiro ano, o novo HR-V ficou na 8ª posição no ranking geral de SUVs, refletindo esse novo momento do modelo. Desde seu lançamento até o fim de 2024, o SUV compacto da Honda já emplacou quase meio milhão de unidades (427.535) e, em breve, ganhará a companhia do menor WR-V.



Peugeot 2008 Style

Peugeot 2008 tinha visual que remetia a uma SW altinha 

Primeiro Peugeot 2008 lembrava uma perua 

Na Peugeot, o 2008 se destacava por trazer a tradicional motorização 1.6 16 válvulas aspirado e o potente 1.6 THP, turbo. Seu painel trazia um curioso recurso em dois níveis, com volante menor e que remetia a carros esportivos ainda que seu design fosse mais próximo ao de uma perua.

Batizado de i-Cockpit, o conceito de interior adotado se espalhou por toda a linha Peugeot e chegou a evoluir na segunda geração do modelo. Compacto mesmo entre os SUVs compactos, o 2008 sempre foi um dos menores da categoria — com apenas 4.159 mm de comprimento e entre-eixos de 2.542 mm, o mesmo do hatch 208.



Peugeot 2008 Style 1.6 2023

Essa limitação de porte se refletiu nas vendas. Mesmo nos seus melhores anos, como 2016 e 2017, o desempenho comercial foi modesto. A falta de atualizações relevantes ao longo da década também pesou. No total, o modelo somou apenas 73.052 unidades vendidas em dez anos, bem abaixo dos principais concorrentes.

No início de sua vida, o modelo também pedalava por ainda trazer o ultrapassado e polêmico câmbio AL8, uma atualização do câmbio automático de quatro marchas utilizado desde a época do 206 e do C3 de primeira geração.

Foi apenas em 2017, já como linha 2018, que o SUV recebeu um novo câmbio de seis velocidades vindo da japonesa AISIN. No começo de 2019, o modelo ganharia retoques visuais na parte dianteira que o deixariam em dia com os outros utilitários esportivos da Peugeot, como o 3008 e 5008. A atualização, feita somente para o Mercosul, acabou atrasando o lançamento da segunda geração do modelo, que estreou no mercado europeu no fim do mesmo ano.



Peugeot 2008 Griffe THP 24/24

Fazendo hora extra, a primeira geração teve duas mudanças visuais próprias para o Mercosul 



Peugeot 2008 GT T200 2025

Segunda geração com motor a combustão já chegou com facelift 

Foto de: Motor1.com

A segunda geração só começaria a desembarcar no nosso país em 2022 apenas na versão elétrica E-2008. A primeira geração ganharia ainda uma última renovação visual, em 2023, quando passou a contar com teto pintado em preto e uma faixa em preto brilhante entre as lanternas, que abandonava o logo de leão e, em seu lugar, passava a adotar o letreiro Peugeot.

Somente em meados de 2024 chegaria ao mercado a segunda geração do SUV com motor a combustão, utilizando o mesmo 1.0 T200 de 125/130 cv e 20,4 kgfm de torque utilizado em outros modelos da Stellantis, já adotando o facelift feito no exterior. As dimensões também cresceram, com o SUV chegando aos 4.309 mm de comprimento e 2.612 mm de entre-eixos.



Jeep Renegade T270 2025

Jeep Renegade pouco mudou desde o lançamento 

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

Jeep Renegade ainda é o mesmo

E o Jeep, bom, basta entrar em uma concessionária da marca em 2025 para ter uma ideia de como era um Renegade em 2015, já que o SUV compacto permanece praticamente inalterado desde seu lançamento. De 2015 até os dias atuais, recebeu leves modificações cosméticas que alteraram para-choques e elementos dos faróis, mas sem mudar a essência do visual original do modelo.

Tendo 4,23 metros de comprimento, 2,57 m de entre-eixos e 1,80 m de largura, o Renegade nunca se destacou por seu tamanho. Ainda sim, conseguiu conquistar o espaço em várias casas como único carro da família, chegando a ser líder do segmento entre os anos de 2019 e 2021.



Salão do Automóvel: Jeep Renegade 2017 estreia motor 1.8 flex evoluído com 139 cv

No lugar do criticado motor 1.8 ETorQ de 139 cv e 19,2 kgfm de torque compartilhado com alguns Fiat e o motor 2.0 turbodiesel Multijet de 170 cv e 35,7 kgfm, o SUV passou a adotar a motorização 1.3 T270 em todas as suas versões a partir de 2022, acompanhado de uma pequena mudança visual na frente e no interior.

O Renegade também se destacou por ser um modelo de acesso de uma marca até então com aura premium no mercado brasileiro. A Jeep, diferente dos EUA, construiu sua imagem por aqui com os refinados Grand Cherokee importados durante os anos 90 e que viraram sonho da classe média alta. Com a chegada do Renegade e do Compass, esse sonho se tornou possível para muita gente. No total, o Renegade emplacou nada menos que 527.206 unidades em seus dez anos de mercado. 



Jeep Renegade Longitude Night Eagle 2025 - painel

Interior teve apenas mudanças discretas, como painel digital, volante e multimídia 

Foto de: Motor1.com

Veja abaixo como ficou cada um dos três SUVs no ranking de vendas desde seu lançamento, em 2015, até o fim de 2024, último ano com vendas completas do mercado. 

Ano Peugeot 2008 Honda HR-V Jeep Renegade
2015 6.226 50.780 (Líder geral) 38.776
2016 10.694 55.769 (Líder geral) 51.600
2017 10.572 47.781 (Líder geral) 38.348
2018 9.745 47.962 46.355
2019 8.693 49.491 68.737 (Líder geral)
2020 4.602 32.515 56.867
2021 7.747 38.411 73.927 (Líder geral)
2022 5.172 15.383 51.318
2023 1.729 48.061 47.399
2024 7.872 50.382 53.899
Total (2015–2024) 73.052 437.535 527.226

Hoje, o cenário é outro. A partir de 2020, o segmento de SUVs compactos ganhou novos protagonistas, com destaque para o Volkswagen T-Cross, que assumiu a liderança absoluta nas vendas desde então. Para se destacar em meio à enxurrada de lançamentos, algumas marcas apostaram em novas abordagens, como os SUVs com perfil cupê, caso do Fiat Fastback e do Citroën Basalt, que diferenciam o visual dentro de um mar de modelos semelhantes.

Ao mesmo tempo, a eletrificação também começou a ganhar espaço: marcas como BYD e Peugeot passaram a oferecer SUVs 100% elétricos, como o Yuan Plus e o e-2008, sinalizando uma nova etapa de transição no mercado. Mesmo com a mudança de gosto e mentalidade do consumidor, esses três modelos continuam a ser o ponto de virada do segmento, e ainda continuam a ser produtos cativos entre seu público alvo, mesmo que um deles não tenha mudado tanto assim.

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