Em reunião com o governo brasileiro, o fundador e chairman da Great Wall Motors Company Limited, também conhecida pela sigla GWM, conversou sobre o lançamento de novos modelos que serão produzidos no Brasil em sua futura planta de Iracemápolis, no interior de São Paulo.
Segundo o executivo, a GWM iniciará oficialmente sua produção no início do segundo semestre, no mês de julho, com três modelos e capacidade suficiente para até 50.000 unidades por ano. Essa produção gerará 800 empregos diretos, podendo expandir para até 2.000 quando a capacidade aumentar gradualmente até 100.000 unidades/ano, com foco em exportação para a América Latina.
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Fonte: GWM
Haval H6 nacional e mais dois modelos
O foco inicial da fábrica será na linha de SUVs Haval, contemplando os H6 PHEV, HEV e a versão cupê GT. A linha de utilitários deverá estrear motorização 1.5 turbo flex, tanto para o híbrido quanto para o híbrido plug-in. Hoje, apenas a Toyota, com Corolla e Corolla Cross, oferece híbridos flex, mas são plenos, não do tipo plug-in como os GWM Haval H6.
Depois, a produção será expandida também para acomodar a localização da picape média Poer, já flagrada em testes no país e que inicialmente seria o primeiro produto fabricado por aqui. No exterior, a motorização da picape conta com um conjunto eletrificado composto pelo sistema Hybrid Intelligent 4WD (Hi4), recentemente lançado na China. O conjunto utiliza três motores conectados, sendo elétrico em cada eixo e uma unidade a combustão na dianteira.

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O conjunto funciona com baterias de 19,4 kWh ou 27,5 kWh, dependendo da versão, sempre entregando uma autonomia elétrica de 100 km. No material divulgado anteriormente, a GWM disse que o motor elétrico dianteiro é de 95 cv (70 kW), enquanto o traseiro entrega 204 cv (150 kW).
Isso sem contar a potência do motor a combustão, que pode ser um 1.5 de ciclo Atkinson, 1.5 turbo de ciclo Miller ou um 2.0 turbo de ciclo Miller. Na época, a fabricante dizia que a potência combinada poderia chegar a 462 cv. É uma tecnologia tão nova que está começando a chegar aos carros da GWM somente agora.

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Ao todo, a picape Poer mede 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,88 m de altura e 3,23 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Toyota Hilux, líder da categoria, tem 5,32 m de comprimento e 3,08 m de ente-eixos. A caçamba tem capacidade de carga de 1.050 kg, enquanto a distância em relação ao solo é de 22,7 centímetros.
Por fim, o terceiro modelo confirmado é o SUV grande H9 que, apesar de levar o sobrenome Haval, segue o conceito que já vimos no Tank 300, com carroceria sobre chassi. Seu design é bem mais agressivo que o H6, adotando uma grade retangular com filetes cromados, faróis redondos dentro de uma área quadricular e um capô bem alto e reto, enquanto o perfil é bem quadrado, lembrando muito o estilo de um Land Rover Defender.

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É um carro de 7 lugares, medindo 4.859 mm de comprimento, 1.934 mm de largura e 1.853 mm de altura, o que o posiciona como o maior SUV da linha Haval. Dentro da GWM, ainda perde em tamanho para alguns modelos da marca Tank, como o Tank 500, que alcança os 4.928 mm de comprimento (ou 5.070 mm contando o estepe na traseira).
Novo ciclo de investimentos
As autoridades chinesas e brasileiras também participaram na capital da China do Fórum Empresarial Brasil-China, com a participação de diversos empresários dos dois países, onde a GWM teve a oportunidade de confirmar seu segundo ciclo de investimentos no Brasil.
Depois dos R$ 4 bilhões usados para lançar a marca e reativar a fábrica de Iracemápolis, a GWM anunciou que vai aportar mais R$ 6 bilhões, entre 2027 e 2032, para a expansão da sua operação, estimulando a criação de empregos de qualidade e o desenvolvimento de veículos no Brasil, “utilizando o melhor da tecnologia automotiva mundial, especialmente para o mercado brasileiro”. Os dois ciclos representam um total de R$ 10 bilhões que serão investidos no Brasil em 10 anos.