Durante décadas, a ideia de um Jeep com tração dianteira parecia impensável. Isso mudou em 2006, quando o Compass original foi lançado com configuração de tração dianteira nas versões mais baratas, seguido em 2015 pelo Renegade. O Commander, desenvolvido no Brasil, chegou em 2022, um ano antes do Avenger, confirmado recentemente para nosso mercado.
O Avenger oferece tração nas quatro rodas somente na versão a combustão, deixando a variante elétrica estritamente com tração dianteira. O novo Compass é exatamente o oposto. Em uma declaração ao Motor1, a Jeep confirmou que o Compass com motores térmicos será oferecido exclusivamente com tração dianteira.
28
Fonte: Jeep
Se você quiser ter os dois eixos tracionando, terá que optar pela versão totalmente elétrica mais cara. A opção EV é a mais potente oferecida, apresentando uma configuração de motor duplo com uma potência combinada de 380 cv. As versões elétricas menores têm apenas tração dianteira, com potências de 213 cv e 234 cv.
A Jeep afirma que a variante com tração integral usa um motor traseiro não compartilhado com outros modelos do grupo Stellantis, mesmo que a nova geração do SUV compartilhe muito com os recentes Peugeot 3008/5008 e Opel Grandland. O motor traseiro fornece uma potência de pico de 67 cv e torque instantâneo de 23,6 kgfm. Ele permite que o Compass equipado com tração integral suba uma inclinação de 20% mesmo sem tração nas rodas dianteiras.

Foto de: Jeep
Os motores são alimentados por uma bateria de 96 kWh, oferecendo uma autonomia de 600 quilômetros. O primeiro Compass elétrico suporta carregamento rápido de corrente contínua de até 160 kW, permitindo uma carga de 20 a 80% em meia hora.
O Compass não é o único modelo da Jeep que oferece tração nas quatro rodas exclusivamente elétrica. Nos Estados Unidos, o Wagoneer S é vendido apenas como um EV, com o Recon, uma espécie de ”Defender” da Jeep, também chegando em breve.
Em 2024, a Stellantis anunciou grandes investimentos na América Latina, sendo R$ 13 bilhões só na planta de Goiana (PE) até 2030. Parte disso deve ser para a chegada da STLA Medium e o novo Compass, que deve receber por aqui a família Bio-Hybrid de eletrificação, além do próprio elétrico ao menos importado. Dessa forma, é possível que ainda tenhamos um Compass com tração nas quatro rodas no futuro.