Pode um caminhão ser verdadeiramente aerodinâmico? A resposta é sim — e mais do que isso: precisa ser. Mesmo que as soluções visuais não saltem aos olhos como nos carros esportivos, a eficiência é real e mensurável.
A Volvo Trucks, vencedora do Green Truck Award 2025, apresentou o Volvo FH Aero, uma revolução no design aerodinâmico para caminhões. O modelo marca o início de uma nova geração de veículos desenvolvidos para minimizar a resistência ao ar e maximizar a eficiência.
6
Fonte: Volvo Trucks
Até mesmo uma pequena melhoria é importante
Entre os novos recursos mais significativos estão os estabilizadores de fluxo de ar na cabine, os defletores de ar estendidos e as carenagens do chassi modificadas. Essas intervenções são discretas do ponto de vista estético, mas extremamente eficazes. Na verdade, os testes indicam uma melhoria na autonomia, no consumo de combustível e nas emissões de até 2% em comparação com um modelo de caminhão que não os possui. E se isso pode parecer pouco para alguns, considere os custos de combustível de um veículo que percorre (em média) 4 km com um litro de diesel.

Volvo FH Aero: aqui estão as inovações aerodinâmicas
Foto de: Volvo Trucks
O novo Volvo FH Aero representa uma prova concreta o papel que a aerodinâmica pode desempenhar na melhoria do consumo de combustível de um caminhão moderno, combinada, é claro, com a eficiência do motor (no total, a melhoria é de 8%). O alongamento da cabine em 24 cm e a introdução de várias medidas para reduzir o arrasto aerodinâmico levaram a uma melhoria acentuada na eficiência do transporte de longa distância, onde cada ponto percentual conta.
Essas inovações estarão disponíveis em várias combinações para os modelos Volvo FH, FH Aero e FM, independentemente de serem movidos por eletricidade, gás ou diesel.

Volvo FH Aero aqui estão as inovações aerodinâmicas – Estabilizadores de fluxo de ar
Foto de: Volvo Trucks
Tecnologia inspirada na aeronáutica e na Fórmula 1
O novo recurso mais significativo são os estabilizadores de fluxo de ar posicionados nos cantos superiores da cabine, próximos ao para-brisa. Feitos com uma estrutura de pequenas aletas oblíquas, esses elementos gerenciam o fluxo de ar em pontos críticos, reduzindo a turbulência e a resistência. Uma solução também facilitada pelo chamado Camera Monitor System, ou seja, o uso de câmeras de visão traseira em vez de grandes espelhos.

Volvo FH Aero aqui estão as inovações aerodinâmicas – defletores de ar ampliados em 50 mm
Foto de: Volvo Trucks
Os estabilizadores melhoram o comportamento do ar em torno da frente da cabine, mas também criam condições ideais para duas outras atualizações: defletores de ar estendidos em 50 mm, para reduzir o espaço entre a cabine e o semirreboque; carenagens do chassi modificadas, agora mais alinhadas com a asa traseira. Esses três elementos trabalham em sinergia, de acordo com a lógica de ‘1 + 1 = 3’: na prática, seu efeito combinado é maior do que a soma dos benefícios individuais.