Um novo crossover compacto está pronto para entrar na linha Ford na Europa e virá na esteira do fim da produção de um velho conhecido dos brasileiros: o EcoSport. Após a saída de cena de modelos icônicos e de grande volume, como o Fiesta e o Focus, a marca está trabalhando em uma nova proposta destinada a preencher a lacuna deixada no segmento de compactos.
O novo modelo, que poderia idealmente assumir o legado do EcoSport, não será, no entanto, uma simples evolução: terá um nome diferente, um novo design e um posicionamento destinado a se tornar um dos Fords mais acessíveis da linha. Ele estará disponível com vários trens de força, não apenas elétricos, mas também híbridos – provavelmente nas variantes híbrida leve e híbrida plena, e uma variante plug-in não está excluída. A estreia oficial está prevista para 2026.
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Fonte: Motor1.com
Um retorno estratégico à Europa
O mercado-alvo será a Europa, onde a demanda por crossovers compactos e versáteis continua alta. Embora ainda não haja imagens oficiais, nossa projeção antecipa um design moderno e arrojado, alinhado com a mais recente linguagem de design da Ford.
Entre os elementos recorrentes estão as sutis luzes diurnas de LED, uma grande grade dianteira com lâminas horizontais e inserções de plástico cinza protegendo os para-choques. O visual parece musculoso, enquanto as dimensões devem ser um pouco menores do que as do Puma: o comprimento deve ficar em torno de 4 a 4,1 metros. A cabine também poderia compartilhar alguns elementos tecnológicos com o Puma, como a instrumentação digital de última geração.

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Produção na Espanha e arquitetura “multi-energia”
O novo crossover será produzido na fábrica da Ford em Almussafes, na Espanha, onde a empresa confirmou o desenvolvimento de um modelo com arquitetura “multi-energia”. Essa é uma plataforma flexível, capaz de acomodar diferentes tipos de motorização: híbrido leve, híbrido pleno, possivelmente híbrido plug-in e até mesmo versões 100% elétricas.
Essa flexibilidade permitirá que a Ford ofereça um modelo versátil e em sintonia com as necessidades de uma base de clientes cada vez mais voltada para a eletrificação, mas que ainda não está pronta para ter um veículo 100% elétrico.
O preço “certo”
Para competir em um segmento cada vez mais concorrido, o novo SUV compacto da Ford também terá que se concentrar em um posicionamento de preço agressivo, que pode começar em torno de 20.000 a 24.000 euros (entre R$ 126 mil e R$ 151). O objetivo será oferecer uma alternativa concreta a modelos como o Dacia Duster, o Renault Captur e o Volkswagen T-Cross, combinando preço acessível, equipamentos tecnológicos e segurança.