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ponto a ponto, como é?

Lançado originalmente como uma versão aventureira da minivan C3 Picasso, na década passada, o Aircross acabou evoluindo com o tempo para um desenho mais próximo ao de um SUV compacto, vindo com a segunda geração do modelo, fruto da linha C-Cubed.

Lançada em 2023, a nova fase do modelo se diferencia da anterior por abandonar a utilização de motores aspirados, além de ter opção de versões com até sete lugares, como a Chevrolet Spin, seu concorrente mais próximo em porte e preço.

Neste ponto a ponto, analisamos a versão mais acessível do modelo, a Feel 7 T200 AT, que parte de R$ 121.100, ou R$ 114.290 praticados nas lojas. Ela não oferece opcionais, dispondo apenas de cinco cores como personalização. A única sem custo é a Preto Perla, metálica. A Branco Branquise, sólida, custa R$ 1.000, enquanto as metálicas Cinza Artense, Cinza Grafito e Vermelho Rubi acrescentam R$ 1.600.

Aqui, vale destacar: o carro das imagens é da versão topo de linha, a Shine. Versões de entrada não costumam ser frequentes em frotas de montadoras, então considere as imagens apenas como ilustrativas.

Considerando modelos com sete lugares, o Aircross Feel 7 é hoje o veículo mais barato do Brasil com essa configuração, motor turbo e câmbio automático. Seu principal concorrente é o Chevrolet Spin, que passa a oferecer os dois assentos adicionais a partir da versão LTZ, com preço de R$ 150.090. Apesar de mais equipado, o modelo da GM traz motor 1.8 aspirado de 111 cv e foco em consumidores mais tradicionais. 

 

Dimensões e espaço interno

Com 4.320 mm de comprimento e 2.675 mm de entre-eixos, o Aircross oferece espaço interno generoso para os passageiros da segunda fileira. A largura externa é de 1.796 mm, e a altura chega a 1.663 mm (ou 1.673 mm com as barras longitudinais). O porta-malas tem 493 litros com cinco lugares em uso.

Ao se utilizar a terceira fileira, o espaço é drasticamente reduzido para apenas 42 litros, suficiente para mochilas ou pequenas sacolas. Com os bancos extras removidos, o compartimento chega a 493 litros. A altura livre do solo, por sua vez, é de 233 mm, um dos maiores da categoria, o que permite ao modelo encarar valetas e lombadas com mais tranquilidade. O tanque de combustível tem capacidade para 47 litros.



Teste Citroën C3 Aircross Shine 7 lugares - terceira fileira em posição


Teste Citroën C3 Aircross Shine 7 lugares - porta-malas com a terceira fileira recolhida


Teste Citroën C3 Aircross Shine 7 lugares - segunda fileira rebatida

Apesar de o Aircross parecer mais largo que a Spin no papel (1.796 mm contra 1.768 mm), esse número é inflado pelos paralamas alargados e não se traduz em maior espaço útil na cabine. Nos bancos dianteiros, ambos oferecem boa acomodação, sem vantagem prática para o Citroën.

Outro ponto importante é a segunda fileira: enquanto o Aircross possui assentos fixos (com variação entre as versões de 5 e 7 lugares), a Spin se destaca por permitir o deslizamento e reclinação dos bancos, o que melhora o acesso à terceira fileira — que, mesmo na Chevrolet, segue sendo uma solução para quebrar um galho. No Citroën, os dois últimos lugares são mais indicados para crianças, com posição elevada das pernas e cabeça próxima ao vidro traseiro.



Teste Citroën C3 Aircross Shine 7 lugares

Motorização

Sob o capô, todas as versões da atual geração do Aircross trazem o conhecido motor 1.0 turbo T200 de três cilindros da Stellantis, presente em modelos como o Pulse, Basalt e Peugeot 208. São 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, além de 20,4 kgfm de torque com ambos os combustíveis. O câmbio é automático do tipo CVT com simulação de sete marchas.

Segundo o Inmetro, o consumo com etanol é de 7,4 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada. Com gasolina, os números sobem para 11,2 km/l no uso urbano e 13 km/l em rodovias.

 

Principais equipamentos

Externamente, a versão Feel 7 é bem básica, seguindo o princípio franciscano da linha C-Cubed iniciada com o C3 de terceira geração. Conta com rodas de aço de 16″ com calotas e pneus 195/65, faróis halógenos com luzes diurnas em LED e retrovisores com ajuste elétrico. O modelo ainda traz rack de teto.

No interior, possui central multimidia de 10” com espelhamento Android Auto e Apple Carplay, ar-condicionado manual, vidros e travas elétricas, banco do motorista com ajuste de altura, volante com regulagem de altura e comandos de som, banco traseiro bipartido (60/40) e duas portas USB, sendo uma traseira. Em segurança, o modelo traz apenas o básico: 2 airbags frontais, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, freios ABS com EBD, e ganchos Isofix para cadeirinhas infantis.



Comparativo: Chevrolet Spin Premier vs. Citroën C3 Aircross Shine 7

Preço e posicionamento

Hoje porta de entrada no mundo dos zero 0km para quem quer um modelo com sete lugares, o Aircross é um carro equilibrado para quem precisa de uma opção racional. É bem mais barato que a segunda opção mais barata do segmento, a Spin LTZ, que já passa dos R$ 150 mil, mas sofre dos mesmos problemas de simplificação que seus ”irmãos” de plataforma oriundos da família C-Cubed, como C3 e Basalt.

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