Search
Close this search box.
  • Home
  • Mercado
  • Fiat mostra Panda 4×4 com truque do Jeep Avenger

Fiat mostra Panda 4×4 com truque do Jeep Avenger

Confirmado em março pelo CEO global da Fiat, o Grande Panda – ou pelo menos uma derivação dele – já tem passaporte marcado para chegar ao Brasil em algum momento após o fim de vida do Argo, o que deve acontecer até o final da década. Até lá, no entanto, teremos que nos contentar com o que já sabemos do Panda apresentado na Europa, que acabou de ganhar um novo conceito que leva o hatchback a ficar ainda mais parecido com sua geração original. 

Para quem não sabe, a principal diferença entre o Panda e o Uno nos anos 80 era que o primeiro era mais simples tinha a possibilidade de contar com tração nas quatro rodas, sendo um dos modelos mais compactos e acessíveis do mercado europeu a contar com uma tração do tipo. E agora a nova geração poderá ganhar uma versão com o mesmo espírito, mantendo o visual aventureiro dos primeiros Panda, mas com uma bela diferença na forma que o sistema de tração é acionado. 



Fiat Grande Panda 4×4, o conceito

Foto de: Fiat

Truque de Jeep 

Diferente do modelo original, entretanto, o conceito apresentado pela Fiat faz proveito de suas heranças Stellantis, como no Jeep Avenger, que compartilha plataforma com o pequeno italiano e utiliza um pequeno motor elétrico no eixo traseiro, sob demanda, que é utilizado somente quando necessário para condições de pista ruim. 

É um sistema projetado para oferecer maior eficiência no consumo de combustível e flexibilidade de uso, mas que pode desagradar os mais puristas aficionados pela simplicidade mecânica e pela tração integral dos modelos históricos de alguns anos atrás. Por outro lado, essas soluções estão se tornando cada vez mais comuns.



Conceito do Fiat Grande Panda 4x4

O Fiat Grande Panda 4×4 tem acabamento em relevo e rodas de aço com design vintage

Foto de: Fiat



Conceito do Fiat Grande Panda 4x4

O rack de teto do conceito Fiat Grande Panda 4×4 poderá ser oferecido como opcional na versão padrão

Foto de: Fiat

Esteticamente, o Grande Panda 4×4 também ganhou novos detalhes visuais focados no off-road, ainda que não tão chamativos quanto os antigos adereços plásticos utilizados nas linhas Adventure ou Way dos Fiat Uno brasileiros. 

Apresentado em um tom de vermelho escuro, com detalhes em bege que lembram algumas das pinturas mais amadas do Panda 4×4 original, o conceito foi equipado com faróis adicionais montados no bagageiro do teto e proteções visíveis: dois detalhes que destacam seu uso versátil, projetado tanto para o asfalto quanto para rotas mais exigentes. No entanto, não há informações ou fotos do interior.

Ainda que seja somente um conceito, o modelo é uma bela homenagem ao carro original de 1983, e mostra que é possível chegar às ruas em breve. Quem sabe, até mesmo em outros mercados, caso a Fiat tenha planos mais ambiciosos com a linha Panda eletrificada.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…