A Jeep e a Juventus continuarão lado a lado no futebol europeu. A montadora — controlada pelo grupo Stellantis — anunciou nesta semana a renovação de seu contrato de patrocínio com o clube italiano para mais uma temporada. A relação entre as marcas tem muito em comum, já que as duas são controladas pela família Agnelli, fundadora da Fiat.
Dentro do campo, a parceria vem desde 2012, quando a Juve levantou o título da Serie A e também da Copa da Itália. Com a renovação, a parceria chega à 14ª temporada consecutiva. De lá pra cá, a Juventus acumulou 19 títulos com a equipe principal masculina, 13 com o time feminino e mais uma Coppa Italia Serie C com a equipe Next Gen. Não por acaso, o anúncio do novo acordo veio acompanhado de uma ação promocional: os jogadores da equipe posaram ao lado do novo Jeep Compass 100% elétrico.
8
Fonte: Jeep
Nas imagens, os atletas aparecem com uma unidade pintada em verde-limão, mesma tonalidade usada na apresentação global do novo SUV médio. A terceira geração do Compass abandonou a antiga plataforma Small Wide para adotar a base modular STLA Medium, mais avançada, preparada para eletrificação e utilizada por outros modelos da Stellantis na Europa, como o novo Peugeot 3008.
O destaque da nova linha é justamente o Compass EV, que estreia com três versões. A mais acessível tem tração dianteira, 213 cv e 35,2 kgfm, com bateria de 74 kWh e 500 km de autonomia no ciclo WLTP. A segunda versão também é 4×2, mas entrega 234 cv, mantendo o mesmo torque e subindo para uma bateria de 96 kWh, capaz de rodar 650 km. Uma terceira variante mais potente e com tração integral completa a gama.
Tudo novo
Visualmente, o novo Compass aposta em linhas mais retas e robustas, com clara inspiração no irmão menor Avenger. A dianteira ainda preserva elementos clássicos do modelo, como a grade de sete fendas e os faróis finos em LED, enquanto a traseira passa por uma reformulação completa, com lanternas unidas por uma barra iluminada com o logotipo da Jeep ao centro. O vigia traseiro agora cobre toda a coluna C, remetendo ao que já se vê nos Peugeot 5008 e Opel Grandland.
Por dentro, a transformação é ainda mais evidente. A central multimídia agora tem 16 polegadas e concentra funções de climatização, configuração do carro e entretenimento, mas mantém alguns comandos físicos na parte inferior. O quadro de instrumentos é totalmente digital, com 10 polegadas. A Jeep também promete um salto na qualidade dos materiais, acabamento mais refinado e melhor aproveitamento do espaço interno — um dos pontos criticados na geração anterior.

27
Fonte: Jeep
Quando chega ao Brasil?
Ainda não há data confirmada para a chegada do novo Compass ao Brasil, mas ele já está nos planos. A Stellantis anunciou um investimento de R$ 13 bilhões até 2030 na planta de Goiana (PE), onde o SUV é produzido atualmente. A expectativa é que o novo modelo chegue ao país com versões híbridas da linha Bio-Hybrid e, futuramente, até mesmo uma variante elétrica — possivelmente importada.