Em um dos momentos de descontração do Podcast Motor1 Brasil #276, Cláudio Rawicz, diretor de comunicação e sustentabilidade da Volkswagen, brincou sobre a publicidade gratuita que uma de suas principais concorrentes, a Fiat, gerida pelo grupo Stellantis, fez para o novo Tera. A novidade da marca alemã será lançada no próximo domingo, 25 de maio.
O tópico surgiu após uma pergunta sobre a necessidade do freio a disco traseiro e dos itens de segurança que o VW Tera possuirá de série. De acordo com o executivo, o Tera terá seis airbags, igualando o Renault Kardian e superando o Fiat Pulse, que permanece com apenas quatro bolsas infláveis mesmo após a recente reestilização para a linha 2026. O modelo da marca italiana também não conta com sistema de discos nas rodas traseiras, nem mesmo na versão esportiva Abarth.
Rawicz menciona que o lançamento do Pulse 2026 acabou gerando “propaganda gratuita” para o Tera, já que os modelos travarão uma batalha pelo público do segmento de SUVs de entrada. Logo, o lançamento da Fiat foi imediatamente relacionado ao da VW.
Ele também criticou a estratégia do grupo Stellantis de mostrar a reestilização do SUV compacto da marca italiana, mas sem revelar os preços. Isso ocorreu em um contexto em que a definição de preços do Volkswagen Tera já tem data para acontecer, levando a crer que a Fiat estaria aguardando os valores do SUV da VW para apresentar a tabela atualizada da linha Pulse 2026.
“Quando eles decidem, de uma maneira muito clara, falar: ‘Olha, nós vamos aguardar o lançamento do Tera para poder colocar o nosso preço’, a gente entende que nós [a VW] respeitamos muito o consumidor e sabemos muito bem o valor do nosso produto. Então, jamais vamos esperar um concorrente definir preço para colocar o nosso no mercado.”

3
Fonte: Volkswagen
Mais do que um novo SUV compacto, o Tera representa uma continuidade no legado da Volkswagen no Brasil. Desenvolvido inteiramente no país, o modelo foi apresentado pela primeira vez à imprensa durante o Carnaval de 2025, ao lado de dois ícones da marca: o Fusca e o Gol.
Conforme o Motor1.com Brasil adiantou com exclusividade, o Volkswagen Tera 2026 será oferecido no mercado brasileiro em 4 configurações: MPI manual, TSI manual, Comfort TSI automática e High TSI automática. A última, revelada no Sambódromo, será apta a ter o kit Outfit de equipamentos visuais. A partir dela, também vem a série especial The Town anunciada agora em abril.

Foto de: Fiat
Como é o novo Pulse 2026
Apresentado em 2021, o Fiat Pulse recebe sua primeira reestilização e, “coincidentemente”, dias antes do lançamento do VW Tera. Para ter um ar de novidade nesta briga, o SUV recebe uma nova grade, retoques no para-choque e, como opcional, teto panorâmico, além da volta da versão Drive com motor 1.3 aspirado com câmbio manual e uma nova versão turbo, mais barata, a T200 automática. Os preços, porém, ainda não foram revelados.
Visualmente, a Fiat já trabalha seus modelos com o estilo que aplica na Europa, principalmente do Grande Panda e que já foi mostrado no Cronos. A grade em filetes é o maior destaque, que acompanha uma parte inferior do para-choque dianteiro maior e com desenho mais quadrado, além dos apliques laterais dianteiros com detalhes, vindos do Pulse Abarth. Em cada versão, um tipo de acabamento é aplicado na extremidade do para-choque, na entrada de ar.

39
Fonte: Fiat
Por dentro, apenas mudanças em tecidos, cores e materiais, dependendo da versão, como o acabamento todo escurecido na versão Drive e o acabamento em couro nas portas da Impetus. Na lista de equipamentos, segue com pacote ADAS opcional na versão Audace e de série na Impetus, mas apenas com alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de saída de faixas e farol-alto automático. O esperado teto panorâmico veio, mas é opcional apenas para o Pulse Impetus 2026.