Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • Clássico carro do jogo Gran Turismo reaparece após anos perdido

Clássico carro do jogo Gran Turismo reaparece após anos perdido

Se você já jogou Gran Turismo ou a série Forza, provavelmente conhece a TommyKaira. A marca japonesa de tuning teve seu início com o ZZ, um esportivo de motor central minúsculo e bem simples, vendido apenas no Japão em números limitados. A fabricante até chegou a planejar um carro para sucedê-lo. E embora tenha aparecido em jogos durante a virada do século, nunca entrou em produção. Existe apenas um exemplar, que finalmente saiu do esconderijo.

Quem o descobriu foi Dino Dalle Carbonare, YouTuber e cofundador do canal Speedhunters, que teve a oportunidade única de passar um dia com o único TommyKaira ZZIi feito com um dos co-fundadores da empresa, Yoshikazu Tomita, permitindo que ele desse uma olhadinha no carro e até mesmo desse uma volta no estacionamento.

O ZZII era para ser o caminho da TommyKaira para a produção convencional e para o mundo das corridas. Diferentemente do ZZ, que era despojado e ultraleve – pense em um Lotus ou um Lobini – o II tinha uma cabine de verdade, com mais espaço e uma série de equipamentos modernos, como ar-condicionado e um rádio DIN duplo com CD player. Ele também tinha o formato de um carro de verdade, com um painel de instrumentos afiado, um teto de bolha dupla no estilo Zagato e um perfil semelhante ao do McLaren F1.



TommyKaira ZZII, o esportivo japonês que nunca saiu do conceito

Foto de: YouTube

Peso leve e motor de GT-R

A TommyKaira apresentou o ZZII pela primeira vez em 2001, fazendo com que sua exclusiva estrutura de alumínio fosse bastante moderna para a época. Ele também tinha suspensão dianteira com duplo braço e haste. Na parte de motorização, o conjunto motriz vinha essencialmente emprestado do Nissan GT-R R34, mas invertido. O motor RB26 de seis cilindros em linha foi montado no meio, atrás da cabine. 

Aumentado para 2,7 litros e com dois novos turbocompressores, TommyKaira disse que o motor do ZZII poderia produzir 550 cv de potência. A potência deveria ir para as quatro rodas, e o protótipo mostrado aqui tem até um diferencial dianteiro.



TommyKaira ZZII, o esportivo japonês que nunca saiu do conceito

Foto de: YouTube

Mas a embalagem compacta não permitia um sistema de tração integral, permanecendo apenas com tração traseira. A ideia, na época, era que ele competisse com o então novo Carrera GT.Carbonare que sua equipe pretendia competir com o então novo Porsche Carrera GT. Um objetivo um tanto otimista, mas com esses números de potência, teria sido possível. 

Diferentemente do primeiro ZZ, o ZZII foi projetado com foco nos mercados internacionais e na homologação para competições como o FIA GT e as 24 Horas de Le Mans. Isso explica o volante à esquerda e os diversos itens de conforto presentes no carro. Infelizmente, a empresa foi duramente impactada pela crise econômica japonesa, e o modelo nunca chegou à produção.

Ainda assim, saber que esse exemplar único existe — e agora está visível ao público — já é motivo suficiente para comemorar.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…