Se você já jogou Gran Turismo ou a série Forza, provavelmente conhece a TommyKaira. A marca japonesa de tuning teve seu início com o ZZ, um esportivo de motor central minúsculo e bem simples, vendido apenas no Japão em números limitados. A fabricante até chegou a planejar um carro para sucedê-lo. E embora tenha aparecido em jogos durante a virada do século, nunca entrou em produção. Existe apenas um exemplar, que finalmente saiu do esconderijo.
Quem o descobriu foi Dino Dalle Carbonare, YouTuber e cofundador do canal Speedhunters, que teve a oportunidade única de passar um dia com o único TommyKaira ZZIi feito com um dos co-fundadores da empresa, Yoshikazu Tomita, permitindo que ele desse uma olhadinha no carro e até mesmo desse uma volta no estacionamento.
7
Fonte: Dino DC
O ZZII era para ser o caminho da TommyKaira para a produção convencional e para o mundo das corridas. Diferentemente do ZZ, que era despojado e ultraleve – pense em um Lotus ou um Lobini – o II tinha uma cabine de verdade, com mais espaço e uma série de equipamentos modernos, como ar-condicionado e um rádio DIN duplo com CD player. Ele também tinha o formato de um carro de verdade, com um painel de instrumentos afiado, um teto de bolha dupla no estilo Zagato e um perfil semelhante ao do McLaren F1.

Foto de: YouTube
Peso leve e motor de GT-R
A TommyKaira apresentou o ZZII pela primeira vez em 2001, fazendo com que sua exclusiva estrutura de alumínio fosse bastante moderna para a época. Ele também tinha suspensão dianteira com duplo braço e haste. Na parte de motorização, o conjunto motriz vinha essencialmente emprestado do Nissan GT-R R34, mas invertido. O motor RB26 de seis cilindros em linha foi montado no meio, atrás da cabine.
Aumentado para 2,7 litros e com dois novos turbocompressores, TommyKaira disse que o motor do ZZII poderia produzir 550 cv de potência. A potência deveria ir para as quatro rodas, e o protótipo mostrado aqui tem até um diferencial dianteiro.

Foto de: YouTube
Mas a embalagem compacta não permitia um sistema de tração integral, permanecendo apenas com tração traseira. A ideia, na época, era que ele competisse com o então novo Carrera GT.Carbonare que sua equipe pretendia competir com o então novo Porsche Carrera GT. Um objetivo um tanto otimista, mas com esses números de potência, teria sido possível.
Diferentemente do primeiro ZZ, o ZZII foi projetado com foco nos mercados internacionais e na homologação para competições como o FIA GT e as 24 Horas de Le Mans. Isso explica o volante à esquerda e os diversos itens de conforto presentes no carro. Infelizmente, a empresa foi duramente impactada pela crise econômica japonesa, e o modelo nunca chegou à produção.
Ainda assim, saber que esse exemplar único existe — e agora está visível ao público — já é motivo suficiente para comemorar.