Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • VW restaura van salva de tragédia na Califórnia

VW restaura van salva de tragédia na Califórnia

A série de incêndios que atingiu o sul da Califórnia em janeiro arrasou uma área de 233 km² e levou 24 dias para ser controlada. A devastação se espalhou por sete condados, destruindo 18 mil construções, entre casas, comércios e igrejas. Cerca de 200 mil pessoas tiveram que deixar seus lares, e houve 30 vítimas fatais.

Entre os poucos bens materiais que sobreviveram às chamas, uma imagem chamou a atenção: uma Kombi azul e branca, aparentemente intacta, sobressaindo em meio às cinzas qual uma fênix de quatro rodas. O registro de Mark J. Terrill, da agência AP Photo, viralizou na internet e ganhou os noticiários do mundo, transformando-se em um símbolo de resistência e esperança.

A catástrofe, porém, deixou suas marcas na brava Kombi alemã de segunda geração (T2), fabricada em 1977. Agora, a Volkswagen dos Estados Unidos assumiu a missão de restaurar o veículo à sua antiga glória.

O anúncio foi feito durante as comemorações do International Volkswagen Bus Day (2 de junho, o Dia Internacional da Kombi). Segundo a companhia, o processo de recuperação já começou no centro de patrimônio histórico e restauração que a Volkswagen mantém em Oxnard, a cerca de 55 km do local do incêndio. É lá que a marca abriga sua coleção de veículos antigos. A Kombi pertence a Megan Krystle Weinraub, que a batizou de Azul — assim, em espanhol mesmo (a grafia é igual à do português).



Volkswagen Bus

Foto de: Volkswagen

Fabricante de skates e pranchas de surfe, Megan contou à AP que, ao ver a foto do incêndio pela primeira vez, “entrou em pânico” e logo gritou de emoção ao perceber que sua Kombi havia resistido à tragédia. Mas a área de Pacific Palisades estava isolada, e demorou até que a dona pudesse retirar Azul do local. Veio o temor de que a perua fosse danificada no rescaldo.

Dias depois, no reencontro, o alívio: houve avarias devido ao calor, a Kombi estava plenamente recuperável. O lado do passageiro foi o mais atingido, com pintura descascada, para-brisa trincado e marcas de queimadura nas portas. Peças de borracha e plástico, como mangueiras, isolamentos de fios e a lente de um dos piscas, também derreteram.



Volkswagen Bus

Foto de: Volkswagen

De acordo com a Volkswagen, Azul precisa de “amplos reparos na mecânica e na lataria para voltar a rodar plenamente”. A expectativa é de que o trabalho seja concluído até o fim deste ano. Ao longo do processo, a marca deve divulgar mais detalhes da restauração. Pelas imagens já divulgadas, parece que vale a pena o esforço: trata-se de um clássico que resistiu milagrosamente e merece ser salvo. Prova de que nem toda Kombi pega fogo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

qual será o preço no Brasil?

A Kia Motors do Brasil, representada pelo Grupo Gandini no país, iniciou a pré-venda do…

Por que a Renault quer reconquistar clientes de Clio e Scenic?

Mostrado oficialmente neste mês, o Boreal marcou a chegada do primeiro SUV médio desenvolvido e…

Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º

Lando Norris dominou e garantiu a pole position para a corrida sprint do GP de São…