A Honda está dizendo adeus ao Civic Type R na Europa com uma série especial de despedida apropriadamente chamada de Ultimate Edition. As vendas do hot hatch japonês chegarão ao fim no próximo ano no Velho Continente. Antes de ser lançado, o carro compacto de alto desempenho está disponível na cor que você quiser, desde que seja Championship White.
Para apimentar as coisas, listras vermelhas acentuam o capô e as laterais, enquanto o teto vem exclusivamente em preto. A Honda inclui ainda uma asa traseira de fibra de carbono na Ultimate Edition. Mais fibra de carbono aparece no interior, com as guarnições das soleiras das portas e uma atualização do console central, enquanto os atraentes tapetes vermelhos apresentam um emblema Type R de metal.
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Fonte: Honda
Para enfatizar que esse não é um Civic comum, projetores embutidos nas portas dianteiras exibem um logotipo Type R vermelho e branco no chão. Como brinde final para os compradores europeus, a despedida vem com uma caixa de presente contendo um chaveiro de carbono, um emblema numerado e até mesmo uma capa para o carro.
Mecanicamente, nada muda. O Civic Type R Ultimate Edition mantém seu motor de 2.0 litros turboalimentado, produzindo 330 cavalos de potência e 42,8 kgfm de torque. Vale lembrar que a configuração brasileira, que segue importada normalmente, tem 297 cv por conta da homologação por aqui. A transmissão conta com caixa de câmbio manual de seis velocidades, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos na especificação de lá.

Foto de: Honda
Então, por que o Civic Type R está deixando a Europa? A Honda diz que, basicamente, está sendo forçada a aposentar o esportivo. Hannah Swift, Diretora de Estratégia e Produto da Europa, observa que “o setor está mudando, e nossa linha de modelos está tendo que evoluir com ele de acordo com a legislação europeia “. Em outras palavras, as regulamentações de emissões mais rígidas fizeram mais uma vítima.
Os detalhes do preço não foram divulgados, mas o Civic Type R já é notoriamente caro em vários mercados europeus, graças aos altos impostos sobre veículos de alta emissão. No Brasil, também não é nenhuma pechincha, saindo por a partir de R$ 429.900.