Os últimos anos não têm sido nada fáceis para a Nissan. Com dificuldades financeiras globalmente, a empresa passou por um plano de fusão frustrado com sua conterrânea Honda, mas acabou conduzindo sozinha um plano de reestruturação para estancar suas perdas financeiras. Deste plano, chamado de re:Nissan, está o desenvolvimento da nova geração do Nissan Sentra, que será peça-chave dentro do portfólio da marca.
O sedã, como se sabe, já possui alguns anos de estrada em seu modelo atual. A geração vendida hoje no Brasil e no mundo estreou globalmente no fim de 2019 para o ano de 2020, já completa seis anos de mercado, tendo passado por uma reestilização de meio de ciclo nesse período.
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Fonte: KGP Photography
Com a nova geração, que já foi flagrada rodando por aqui e na América do Norte, a Nissan pretende expandir sua linha de atuação. Um dos motivos disso é que o compacto Versa deve deixar de ser vendido em países como EUA e Canadá, focando em mercados emergentes, enquanto seu irmão maior, o Altima, será descontinuado até o fim deste ano.

Renderização do Nissan Sentra 2026 por Motor1
Foto de: Theophilus Chin | Motor1
Design futurista
No visual, o sedã adotará dianteira com o novo formato de faróis angulares da montadora, que também estará presente na nova geração do elétrico Leaf e já apareceu nos SUVs Kicks e Murano. A traseira, por sua vez, possui uma barra de luz fina que circunda a tampa do porta-malas e se estende até o para-choque traseiro de ambos os lados.
Na traseira, o modelo deve adotar um filete de luz ligando as duas lanternas. Nas laterais, manterá a terceira janela atrás da porta traseira, mas não deve manter o detalhe preto na coluna C. Os flagras e o recentemente vazamento de imagem de patente também mostram um sutil spoiler tipo “ducktail” saindo da tampa do porta-malas, o que deve dar ao Sentra um visual ligeiramente mais esportivo.

Interior do Nissan Murano 2025
Foto de: Nissan
Mais tecnologia
Seguindo a linha dos SUVs mais recentes da Nissan, o novo Sentra deve adotar um interior com design mais minimalista, priorizando o uso de telas, mas ainda preservando comandos físicos para funções essenciais. A marca japonesa ainda aposta em botões tradicionais para funções como controle de volume e outras operações essenciais.
As atuais centrais multimídia de 7,0 e 8,0 polegadas devem dar lugar a telas maiores, enquanto o quadro de instrumentos analógico deverá ser substituído por uma versão totalmente digital. A expectativa é que o modelo adote o mesmo conjunto de telas duplas de 12,3 polegadas já presente em outros modelos da marca.

Motor 2.0 atual deverá ser mantido pelo menos nas versões de acesso
Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
A atual geração do Sentra utiliza um motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, movido a gasolina, com injeção direta e câmbio CVT. Esse conjunto entrega 151 cv de potência e torque máximo de 20 kgfm, e deve ser mantido pelo menos nas versões de entrada da próxima geração. Nos Estados Unidos, há uma preferência clara por motores aspirados de maior cilindrada em relação aos turbinados de menor capacidade, o que reforça essa escolha.
No entanto, considerando a crescente adoção de tecnologias eletrificadas, não seria surpresa se o novo Sentra incorporasse o conjunto híbrido do Sylphy, seu equivalente chinês. Por lá, o sedã utiliza a tecnologia e-Power, que entrega 100 kW (136 cv) e 31 kgfm de torque. Nesse sistema, o motor elétrico é o responsável pela tração do veículo, enquanto o motor a combustão funciona apenas como gerador de energia.

Nissan Sylphy, a versão chinesa do Sentra, possui a tecnologia e-Power que utiliza um motor elétrico como gerador
A própria Nissan tem reconhecido a ausência de híbridos em seu portfólio norte-americano, o que pode ser corrigido com a chegada da nova geração do Sentra. Apesar de ainda não oferecer esse tipo de motorização, a marca conta com uma linha de modelos e-Power no Japão que poderiam ser adaptados para o mercado ocidental.
Corrobora com a manutenção de motores a combustão a presença de escapamento nos modelos flagrados, o que praticamente descarta a possibilidade de uma versão totalmente elétrica, como chegou a ser especulado.

Foto de: KGP Photography
Concorrência e preços
Mesmo com possíveis mudanças no porte e no visual, o Sentra 2026 continuará posicionado entre os sedãs médios (considerados compactos no mercado norte americano), mantendo sua disputa na categoria com o Toyota Corolla, que ainda deve demorar a ganhar nova geração, e com o Honda Civic, que foi reestilizado em meados de 2024 e ainda deve ter mais alguns anos de vida em seu ciclo atual.
Embora seja uma nova geração, não se espera um salto expressivo nos preços. Hoje, o modelo parte de US$ 22.730 (cerca de R$ 127.300) na versão SV e chega a US$ 26.425 (aproximadamente R$ 148.800) na topo de linha SR Midnight Edition. A tendência é que o novo Sentra tenha preço inicial em torno de US$ 25.000 (R$ 140.000), valor próximo ao do Civic 2025, que parte de pouco mais que isso no mercado norte-americano.

Apesar de maior, preços devem se manter próximos de seus rivais Toyota Corolla e Honda Civic
Foto de: KGP Photography
Com as recentes mudanças tarifárias do governo Trump, existe ainda a possibilidade de a produção ser transferida do México para os Estados Unidos, o que também pode impactar nos custos finais para a Nissan por lá.
Caso isso aconteça, entretanto, os preços no mercado brasileiro devem aumentar, já que o sedã deixaria de ter os benefícios fiscais do acordo entre o país e o México. Hoje, por aqui, o Sentra parte de R$171.890 na versão Advance CVT e chega aos R$195.890 na configuração Exclusive CVT .

Foto de: Nissan
Durante o anúncio do plano de reestruturação da empresa, em março deste ano, a Nissan apresentou um teaser da nova geração e confirmou suas intenções de revelá-lo ainda em 2025, ao menos para os mercados da América do Norte (EUA, Canadá e México).