O segmento de sedãs, responsável por 10,5% dos 214.383 veículos comercializados no país em maio, registrou evolução após perder fôlego em abril. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, foram emplacadas 22.506 unidades dos modelos das cinco categorias, quase 3% a mais na comparação com o mesmo período de 2024 (21.866) e praticamente o mesmo desempenho de abril (22.495).
Entre os modelos de maior volume, o HB20S (4.421) assumiu a posição de honra graças a uma evolução superior a 40% nos últimos doze meses – esta foi a 1ª liderança do Hyundai desde novembro passado. Nº 1 no acumulado do ano e às vésperas de uma reestilização, o Chevrolet Onix Plus (3.924) perdeu quase 30% de seus compradores de 2024.
Foto de: Motor1.com
Preferido em fevereiro, o Virtus (3.317) novamente completou o pódio e agora é vice no acumulado do ano. À frente do VW até abril, o Fiat Cronos (2.677) chegou ao 4º mês seguido abaixo dos 3 mil emplacamentos. Bem atrás do Honda City (1.301), o Nissan Versa (562) teve seu desempenho mais fraco desde fevereiro de 2023 (370).
Sedãs Compactos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
MAI/25 |
ABR/25 |
MAI/24 |
% MAI 25 |
% ABR 25 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º |
HYUNDAI HB20S |
12690 |
4421 |
4172 |
3130 |
26,84% |
25,90% |
5,97% |
41,25% |
2º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
18065 |
3924 |
4274 |
5517 |
23,83% |
26,54% |
-8,19% |
-28,87% |
3º |
VW VIRTUS |
13454 |
3317 |
2852 |
2045 |
20,14% |
17,71% |
16,30% |
62,20% |
4º |
FIAT CRONOS |
12633 |
2677 |
2116 |
3494 |
16,25% |
13,14% |
26,51% |
-23,38% |
5º |
HONDA CITY |
6910 |
1301 |
1351 |
1058 |
7,90% |
8,39% |
-3,70% |
22,97% |
6º |
NISSAN VERSA |
4418 |
562 |
740 |
699 |
3,41% |
4,59% |
-24,05% |
-19,60% |
7º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
3789 |
266 |
599 |
1449 |
1,62% |
3,72% |
-55,59% |
-81,64% |
8º |
RENAULT LOGAN |
6 |
2 |
1 |
85 |
0,01% |
0,01% |
100,00% |
-97,65% |
|
|
71965 |
16470 |
16105 |
17477 |
100,00% |
100,00% |
2,27% |
-5,76% |
Já entre os médios, o líder Toyota Corolla (3.234) ultrapassou os 66% de participação de mercado. Vice no acumulado de 2025, o BYD King (803) teve seu mês mais fraco desde outubro (585), com o Nissan Sentra (538), aproveitando-se das promoções das concessionárias da marca, tendo o seu melhor momento em 2025. Reforçado pela queda no preço, o Caoa Chery Arrizo 6 (201) não tinha desempenho similar desde setembro de 2023 (231).
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
MAI/25 |
ABR/25 |
MAI/24 |
% MAI 25 |
% ABR 25 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
15397 |
3234 |
3202 |
2400 |
66,47% |
59,42% |
1,00% |
34,75% |
2º |
BYD KING |
5459 |
803 |
1599 |
0 |
16,51% |
29,67% |
-49,78% |
– |
3º |
NISSAN SENTRA |
1991 |
538 |
331 |
496 |
11,06% |
6,14% |
62,54% |
8,47% |
4º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
721 |
201 |
109 |
2 |
4,13% |
2,02% |
84,40% |
9950,00% |
5º |
VW JETTA |
437 |
55 |
80 |
236 |
1,13% |
1,48% |
-31,25% |
-76,69% |
6º |
HONDA CIVIC |
946 |
33 |
65 |
113 |
0,68% |
1,21% |
-49,23% |
-70,80% |
7º |
CHEVROLET CRUZE |
4 |
1 |
3 |
84 |
0,02% |
0,06% |
-66,67% |
-98,81% |
|
|
24955 |
4865 |
5389 |
3331 |
100,00% |
100,00% |
-9,72% |
46,05% |
Sedãs Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
MAI/25 |
ABR/25 |
MAI/24 |
% MAI 25 |
% ABR 25 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º |
HONDA ACCORD |
126 |
16 |
27 |
16 |
100,00% |
100,00% |
-40,74% |
0,00% |
|
|
126 |
16 |
27 |
16 |
100,00% |
100,00% |
-40,74% |
0,00% |
Na disputa entre os modelos médios premium, o BMW Série 3 (424) chegou à sua 69ª liderança consecutivo, mas desta vez com o BYD Seal (388) bem próximo – o modelo da marca chinesa dobrou as vendas de abril. Longe da disputa, o Mercedes Classe C (123) foi o único entre os cinco primeiros a vender menos do que em abril.
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
MAI/25 |
ABR/25 |
MAI/24 |
% MAI 25 |
% ABR 25 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
1747 |
424 |
375 |
480 |
39,22% |
43,55% |
13,07% |
-11,67% |
2º |
BYD SEAL |
1096 |
388 |
188 |
213 |
35,89% |
21,84% |
106,38% |
82,16% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
549 |
123 |
149 |
115 |
11,38% |
17,31% |
-17,45% |
6,96% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA 200 |
220 |
76 |
43 |
65 |
7,03% |
4,99% |
76,74% |
16,92% |
5º |
AUDI A3 SEDAN |
220 |
47 |
44 |
29 |
4,35% |
5,11% |
6,82% |
62,07% |
6º |
AUDI A4 |
96 |
14 |
36 |
21 |
1,30% |
4,18% |
-61,11% |
-33,33% |
7º |
AUDI A5 |
109 |
7 |
25 |
36 |
0,65% |
2,90% |
-72,00% |
-80,56% |
8º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
6 |
2 |
1 |
1 |
0,19% |
0,12% |
100,00% |
100,00% |
|
|
4043 |
1081 |
861 |
960 |
100,00% |
100,00% |
25,55% |
12,60% |
Por fim, o Porsche Panamera (27) chegou à sua 5ª liderança seguida entre os modelos mais sofisticados, com o Lexus ES (17) repetindo a 2ª posição do último ranking e se aproximando de vez do BMW Série 5 (16) pela vice-liderança no acumulado do ano. Com apenas um emplacamento cada, Mercedes Classe S e Porsche Taycan – outrora líder da categoria – dividiram a última posição.
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
MAI/25 |
ABR/25 |
MAI/24 |
% MAI 25 |
% ABR 25 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º |
PORSCHE PANAMERA |
193 |
27 |
51 |
56 |
36,49% |
45,13% |
-47,06% |
-51,79% |
2º |
LEXUS ES |
70 |
17 |
19 |
8 |
22,97% |
16,81% |
-10,53% |
112,50% |
3º |
BMW SÉRIE 5 |
73 |
16 |
11 |
1 |
21,62% |
9,73% |
45,45% |
1500,00% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
55 |
8 |
15 |
2 |
10,81% |
13,27% |
-46,67% |
300,00% |
5º |
ZEEKR 001 |
71 |
4 |
15 |
0 |
5,41% |
13,27% |
-73,33% |
– |
6º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
11 |
1 |
0 |
1 |
1,35% |
0,00% |
– |
0,00% |
7º |
PORSCHE TAYCAN |
31 |
1 |
2 |
14 |
1,35% |
1,77% |
-50,00% |
– 92,86% |
|
|
504 |
74 |
113 |
82 |
100,00% |
100,00% |
-34,51% |
-9,76% |
Observação: Resultados de maio indisponíveis para os modelos Audi E-Tron GT, BMW i4, BMW i5, BMW i7, BYD Han, GAC Aion ES, JAC E-J7, Mercedes EQE, Mercedes EQS e Tesla Model Y
Fonte: Fenabrave