A sexta geração do Toyota RAV4 foi revelada recentemente. Apresenta um novo design e uma linha híbrida cada vez mais sofisticada. É um carro importante, pois é o mais vendido no mundo, superando o Tesla Model Y ou o Corolla. Segundo nossa pesquisa, baseada em dados de 117 mercados, em 2024 foram vendidas cerca de 1,178 milhão de unidades (+10% em relação a 2023).
O resultado é notável para um carro lançado no início dos anos 90. O RAV4 conseguiu prever com pelo menos uma década de antecedência a explosão do segmento de crossovers. E tudo começou com ela: o Toyota RAV-FOUR Prototype de 1989.
Protótipo Toyota RAV Four (1989)
Foto de: Toyota
O primeiro RAV4
Em 1989, no Salão de Tóquio, a Toyota apresenta um carro que parece saído de um mangá futurista: chama-se RAV-FOUR, acrônimo de “Recreational Active Vehicle with 4-wheel drive“. Possui tração integral, um estilo original e uma missão clara, que é trazer a alma off-road para o mundo urbano.
O projeto tem suas raízes em 1986, quando a Toyota começa a refletir sobre um modelo compacto e versátil, capaz de combinar a praticidade dos carros urbanos com a aventura dos off-roads. A resposta é este pequeno 4×4 de estilo não convencional: faróis redondos, grade assimétrica, para-lamas alargados, laterais com sulcos profundos.
Há até mesmo um guincho escondido atrás de uma cobertura frontal com a inscrição “Emergency Only”, um detalhe que revela o espírito lúdico e utilitário do conceito.

Toyota RAV Four Prototype (1989)
Foto de: Toyota
Um compacto para se divertir
Toyota define o RAV-FOUR como um “carro 4WD neo-urbano”, pensado para um estilo de vida ativo e dinâmico.
Tem apenas 3,7 metros de comprimento, possui pneus com cravos e, dentro do habitáculo, apresenta redes porta-objetos no painel para segurar os objetos durante percursos acidentados.

Toyota RAV Four Prototype (1989), o interior
Foto de: Toyota
Em geral, é um carro projetado para divertir, mais do que para escalar montanhas. Em 1991, a Toyota dá sinal verde ao projeto e o primeiro RAV4 de produção estreia em 1994 no Japão e na Europa, e em 1996 nos Estados Unidos, revolucionando o mercado com sua fórmula: dimensões compactas, tração integral e plataforma derivada de um sedã.
De fato, é considerado por muitos como o primeiro verdadeiro crossover moderno, muito antes do termo entrar no uso comum.

Toyota RAV Four Prototype (1989)
Foto de: Toyota

Foto de: Toyota
Hoje, o RAV4 representa 12,6% das vendas globais da Toyota, com percentuais ainda mais elevados em países como o Canadá (37%), a Austrália (26%) e os Estados Unidos (23%).
Vendas globais do Toyota RAV4 por gerações. * vendas até dezembro de 2024. Fonte: Toyota, estatísticas de vendas nacionais por país.
Foto de: Motor1.com