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Sedãs de luxo perdem espaço com avanço dos SUVs no segmento premium

Antes preferência mundial quando o assunto era luxo, os números mais recentes de vendas pelo mundo indicam que não é só no Brasil que os três volumes vem perdendo espaço pra SUVs. Enquanto os SUVs de alto padrão ganham força, o segmento F de luxo, que reúne sedãs grandes, coupés, minivans executivas e SUVs exclusivos, registrou queda de 16% nas vendas globais em 2024, somando 236.500 unidades em 105 mercados.

No total, 14 grupos automotivos comercializaram pelo menos um modelo do segmento mais exclusivo do mercado. Embora ainda relevante para fabricantes tradicionais, como Mercedes-Benz, BMW e Audi, os dados apontam uma tendência de migração para os SUVs, que seguem crescendo.



Foto de: Motor1.com

A pesquisa, baseada em dados da JATO Dynamics e registros de diversos países, mostra que o segmento segue sendo peça-chave para algumas marcas europeias. Mas a novidade é o avanço chinês, com marcas como Denza, Hongqi e Stelato entrando com força no mercado de luxo. 



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Foto de: Motor1 Argentina

Mercedes-Benz: líder (apesar de tudo)

Mesmo com queda de 37% nas vendas, o Mercedes-Benz Classe S manteve o posto de sedã de luxo mais vendido do mundo, garantindo à marca alemã 29% de participação no segmento. Isso inclui também os modelos EQS, AMG GT e Classe S Maybach.

Na segunda posição ficou o Grupo BMW, com 20% de market share e queda de 9% nas vendas. A marca soma modelos como Série 7, i7, Rolls-Royce Ghost e Phantom. A Volkswagen, com Audi A8 e Bentley Flying Spur, caiu para a terceira colocação, com 19% de participação e retração de 21%.



Foto de: Motor1.com

China supera a Coreia do Sul

Outro destaque de 2024 foi a virada da China sobre a Coreia do Sul. Enquanto os fabricantes chineses registraram 26.500 unidades vendidas (alta de 87%), os sul-coreanos caíram para 12.700 unidades (queda de 32%). Em 2023, a Coreia havia liderado com 18.600 unidades contra 14.200 da China.

Os modelos chineses que impulsionaram esse avanço incluem os Hongqi H9, Guoya e Guola, Denza Z9 e Z9 GT, além do Stelato S9. Para 2025, o segmento ganhará ainda Yangwang U7, Maextro S800 e NIO ET9.

* O autor é especialista na indústria automotiva da JATO Dynamics.

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