Search
Close this search box.
  • Home
  • Elétricos
  • Yamaha quebra tradição e lança moto com tecnologia da Audi

Yamaha quebra tradição e lança moto com tecnologia da Audi

Um dos aspectos mais frustrantes de andar de motocicleta é a falta de potência dos faróis em comparação com os faróis dos carros. Os carros modernos têm ótima iluminação, enquanto os faróis das motocicletas parecem dever em potência, mesmo com luzes de LED que ainda não são unanimidade no mercado brasileiro, principalmente nas motos de baixa cilindrada.

Entretanto, alguns fabricantes começaram a resolver esse problema. Esse desenvolvimento serve para tornar as motocicletas mais seguras à noite, que, como você sabe, é um dos momentos mais perigosos para pilotar. Um desses fabricantes é a Yamaha, que está lançando a nova Tracer 9 GT+ com um farol LED matricial adaptativo emprestado do Grupo Volkswagen. 



Foto de: Yamaha

Essa tecnologia usa vários sensores para detectar carros, outros veículos e pessoas na estrada e evita ofuscá-los desligando os pontos de LED necessários. Isso significa que você pode viajar com o farol alto ligado sem ofuscar ninguém. 

De acordo com a Yamaha, “o sistema detecta automaticamente o tráfego ao redor, as fontes de luz natural e as condições climáticas. Ao levar essas informações em consideração, ele ajusta dinamicamente o brilho e a distribuição da luz para proporcionar uma iluminação ideal em todos os momentos. Essa solução aumenta a confiança do motorista à noite e evita o ofuscamento.

E o que acontece quando a motocicleta está inclinada? “O feixe de luz se ajusta quando o detecta um ângulo de inclinação de sete graus ou mais, criando uma experiência de pilotagem mais confortável”, explicou a marca japonesa.  



Audi Q7 Matrix Headlights

Audi Q7: Faróis de LED matriciais

Em entrevista ao Motorbike News um porta-voz da Yamaha explicou que “tivemos que fazer muitos testes, em toda a Europa e no Japão. Foram muitos quilômetros e começamos a analisar esse sistema em 2019 ou 2020. Depois disso, começamos a desenvolver a produção em massa, mas não foi fácil. A tecnologia vem do setor automotivo (a Yamaha a adquiriu da Audi), mas o carro não se inclina, então tivemos que refazer completamente o sistema para adaptá-lo à motocicleta.”

De qualquer forma, ver empresas como a Yamaha desenvolverem faróis melhores nos dá esperança para o futuro, já que a tecnologia atual está se mostrando antiga. Tenho certeza de que, depois dessa demonstração, outras empresas vão “se organizar”. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…