Lançada em 2023 na Ásia, a Hilux Champ foi a resposta da Toyota para mercados emergentes que demandavam picapes mais simples e acessíveis, voltadas tanto ao trabalho quanto ao lazer. Em 2024, a marca já havia registrado as primeiras imagens da caminhonete de entrada no Brasil, mas com o passar dos meses, o que era uma possiblidade virou dúvida.
Mas pode ser que as esperanças não tenham acabado totalmente. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou novas imagens de registro da Hilux Champ. Se em 2024 os registros mostravam algumas peças da picape mais barata, os novos já mostram a caminhonete por inteiro. Como sempre falamos em caso de registros, a marca pode estar protegendo o produto de cópias indevidas, mas quando peças específicas começam a ser registradas também, demostra um interesse maior da montadora.
7
Especulada para a América Latina desde o final de 2023, a produção da picape Hilux Champ na fábrica da Toyota em Zárate, na Argentina, estava cercada de dúvidas. Fontes ouvidas pelo Motor1.com Argentina afirmam que o Projeto IMV0, como é chamado, tinha altos custos envolvidos. Diante do cenário da época, seria mais vantajoso importar a caminhonete da Ásia do que fazê-la em solo argentino.
A produção na Argentina exigiria o desenvolvimento de numerosos componentes locais, desde estampagem de carroceria, revestimentos internos e diversos acessórios periféricos, desde faróis até componentes eletrônicos. Realizados os devidos cálculos, concluiu-se então que a Hilux Champ produzida em Zárate seria entre 15% e 25% mais cara do que o modelo importado. No entanto, com a mudança nas políticas econômicas e políticas no país vizinho, a Hilux Champ com produção na Argentina pode ter voltado aos planos da Toyota, o que pode ser uma excelente notícia para o Brasil também.

8
Fonte: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
O que é a Hilux Champ?
A picape é feita na plataforma IMV, que foi apresentada em sua forma final no Japan Mobility Show de 2023, foi desenvolvida em colaboração com a equipe tailandesa da marca sob a liderança de Akio Toyoda, então diretor administrativo da subsidiária ativa na região asiática. A Hilux Champ foi projetada para se posicionar na base da oferta de caminhonetes e da Toyota. Ela oferece versões com distância entre-eixos curta ou longa e três motores, incluindo dois a gasolina (2.0 ou 2.7), ou um a diesel de 2.4. Sim, diesel, não turbodiesel. Além disso, um modelo chassi cabine também está disponível.
A Toyota pensou a Hilux Champ quase como uma ferramenta de trabalho, mas simples e mais adaptável a diferentes funções. A plataforma plana tem vários conjuntos de furos para que os acessórios personalizados possam ser facilmente fixados com porcas e parafusos simples. A Toyota coopera com mais de 100 empresas locais de acessórios especializados e, assim, oferece a seus clientes oportunidades quase ilimitadas de tornar seu veículo realmente sob medida para cada necessidade.