A Royal Enfield segue expandindo sua linha de motocicletas voltadas ao uso fora de estrada. A fabricante indiana, que nos últimos anos tem ampliado seu portfólio com modelos acessíveis e voltados ao público aventureiro, realizou recentemente testes no Himalaia (IND) com duas novas variantes da Himalayan: uma versão elétrica e um modelo com motor bicilíndrico.
A primeira novidade é a Himalayan que deverá ser a aguardada primeira moto elétrica da marca e está sendo chamada não-oficialmente de Him-E. O modelo, que já havia sido alvo de flagras anteriores, mantém o estilo robusto característico da linha. O conjunto conta com uma caixa de bateria de alumínio usinado posicionada no centro da moto, braço oscilante também usinado e componentes similares ao modelo a combustão, como o skid plate (proteção inferior) e o para-brisa com estilo rali.
Os pneus seguem o mesmo padrão da Himalayan tradicional, voltados ao uso em terrenos variados. Pelas imagens dos testes, a Him-E apresenta posição de pilotagem elevada, favorecendo o uso em pé, característica apreciada por quem pratica off-road. No entanto, a marca ainda não confirmou nenhuma especificação dessa variante movida por baterias.
A segunda variante em testes é a Himalayan equipada com motor de dois cilindros. Embora a Royal Enfield ainda não tenha revelado detalhes técnicos do novo propulsor, as fotos indicam que os cabeçotes têm semelhanças com o tradicional bicilíndrico de 47 cv encontrado em Interceptor, Continental GT, Super Meteor, Shotgun e, mais recentemente, na Classic 650 que acabou de ser anunciada para nosso mercado.
3
Fonte: Royal Enfield
Essa Himalayan, possivelmente 650, traz visual reformulado, com tanque de maior capacidade, novo formato de carenagem dianteira e ausência das tradicionais barras de proteção da linha Himalayan. Destaque ainda para o conjunto de freios, que conta com discos duplos na dianteira e disco simples na traseira, e para o descanso central de série, um recurso não presente na Himalayan 450 atual.
As novidades foram registradas durante testes das motos com a presença do CEO da Royal Enfield, B. Govindarajan. O desenvolvimento das duas novas versões reforça a estratégia da marca de ampliar sua participação no segmento de motos aventureiras e de entrada, oferecendo alternativas a combustão e elétricas para públicos distintos.
Ainda não há previsão oficial para o lançamento comercial das novas Himalayan Him-E e Himalayan bicilíndrica, mas os testes em estágio avançado indicam que os modelos estão próximos da fase final de desenvolvimento.