Parceira do grupo Stellantis desde o ano de 2023, a Leapmotor está de malas prontas para desembarcar no Brasil. Quem indicou isso foi o vice-presidente de assuntos regulatórios da Stellantis, João Irineu Medeiros, durante palestra sobre os rumos das marcas que representa no país em painel no Electric Days.
Além de falar das novidades já mostradas para a Fiat, durante o ano passado, com a apresentação do sistema híbrido leve presente em Pulse e Fastback, o executivo citou deu mais detalhes de como se dará a chegada da nova marca focada em veículos elétricos do grupo. Espera-se que a Leapmotor traga seus elétricos B10 e C10 ao Brasil ainda em 2025, mas Medeiros citou a possibilidade de que os carros da marca parceira da Stellantis sejam produzidos no Brasil.
15
Fonte: Fábio Trindade
A marca de carros elétricos será gerenciada no Brasil por Fernando Varela, vice-presidente da Região Andina & América Central da Stellantis, que assume cumulativamente a responsabilidade pela Leapmotor na América do Sul através da Leapmotor International.
A chegada da Leapmotor ao Brasil representará uma nova fase para a Stellantis, que pretende ampliar suas opções de veículos elétricos na região, hoje atendida apenas com os modelos Peugeot E-2008 e Fiat 500e, considerados de nicho. O executivo, entretanto, não revelou data de estreia da nova marca nem onde se dará a fabricação destes modelos. A Stellantis possui atualmente três polos no Brasil: Betim (MG), Goiana (PE) e Porto Real (RJ).
Com a expertise da Leapmotor em veículos elétricos e a experiência da Stellantis no mercado automotivo, a marca pode se firmar como grande player no segmento. Inicialmente, os modelos oferecidos no mercado nacional serão dois SUVs, um de porte médio chamado B10 e um médio grade chamado C10.
O B10 é SUV um com 4,52 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,65 m de altura, além de um entre-eixos de 2,73 m, são medidas próximas as de um Jeep Compass. O modelo está disponível internacionalmente em duas opções de motorização: a opção de entrada conta com um motor elétrico de 180 cv (132 kW) de potência. Já a versão mais potente entrega 218 cv (160 kW), permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e uma velocidade máxima de 170 km/h. No entanto, a especificação nacional não foi confirmada.

16
Fonte: Fábio Trindade
No quesito baterias, o B10 também oferece duas opções: a primeira tem capacidade de 56 kWh e proporciona uma autonomia de até 510 km no ciclo chinês CLTC (cerca de 440 km no padrão WLTP). A segunda opção conta com um conjunto maior, de 67 kWh, que permite alcançar até 600 km no ciclo CLTC (aproximadamente 520 km WLTP). O SUV também é compatível com carregamento rápido, indo de 30% a 80% de carga em cerca de 30 minutos.
O Leapmotor C10, por sua vez, tem 4,74 metros de comprimento, 1,68 m de altura e 1,90 m de largura. A distância entre eixos é de 2,82 m. Essas medidas o deixam um pouco maior que um Jeep Commander.
Na motorização, ainda não sabemos qual será a calibração escolhida pela Stellantis para o mercado brasileiro, mas lá fora, ele dispõe de uma versão totalmente elétrica e outra híbrida plug-in. Na elétrica, há um motor traseiro de 231 cv e 32,6 kgfm que pode ser alimentado por uma bateria LFP de 52,9 kWh capaz de rodar 410 km, ou com uma de 69,9 kWh que garante uma autonomia de 530 km no ciclo CLTC.
Já na híbrida plug-in, o SUV da Leapmotor o usa o mesmo motor elétrico de 231 cv, mas possui também um motor a gasolina 1.5 de 95 cv para gerar energia quando necessário. O carro ainda tem uma bateria de 28,4 kWh, que gera uma autonomia elétrica de até 210 km. Com o motor a gasolina, pode rodar até 1.190 km no ciclo CLTC.
VEJA O ELECTRIC DAYS AO VIVO