Primeiro SUV médio da Volvo, o XC60 acaba de atingir um marco histórico: o carro ultrapassou em vendas o icônico 240, vendido anteriormente por mais de três décadas. Seu lançamento ocorreu durante o Salão de Genebra, em 2008, e, desde então, já acumula duas gerações com mais de 2,7 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo.
Produzida na fábrica da Volvo Car em Ghent, na Bélgica, a primeira geração do XC60 foi derivada do conceito homônimo apresentado em 2006. O SUV utilizava a plataforma P3 da Volvo e compartilhava diversas tecnologias com o Land Rover Freelander da mesma época. Isso porque, durante seu desenvolvimento, tanto a Volvo quanto a Land Rover pertenciam à Ford e colaboraram diretamente no projeto.
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Fonte: Motor1 Brasil
Para o mercado brasileiro, ele chegou em 2009, sendo vendido em três versões: Comfort, por R$ 138.500, Dynamic, por R$ 156.500, e Top, por R$ 165.900. O motor das três configurações do XC60 era sempre o mesmo: um 3.0 turbo de seis cilindros em linha e com potência de até 285 cv, enquanto a transmissão era automática de seis velocidades. O sistema de tração de todas as versões era sempre integral.
Entre suas novidades, o modelo estreou no país o sistema de frenagem autônoma, hoje difundida entre modelos mais populares. Chamado de City Safety, ele era capaz de frear o veículo em velocidades inferiores à 30 km/h.

XC60 Concept antecipou boa parte do modelo final
Foto de: Motor1 Brasil

XC60 em sua versão final
Foto de: Motor1 Brasil
Nas telas, o modelo teve grande participação como carro do protagonista da saga Crepúsculo, Edward Cullen, interpretado pelo ator Robert Pattinson. O SUV apareceu no segundo e terceiro filmes da saga, após uma bem sucedida parceria para o lançamento do compacto C30 no primeiro filme.
Na época, a marca sueca aproveitou para criar uma campanha promocional focada no público jovem, especialmente no mercado norte-americano.

Robert Pattinson e Kristen Stewart em cena do filme Crepúsculo, em frente do XC60
Foto de: Motor1 Brasil
Inicialmente produzido exclusivamente na Europa, o XC60 foi o primeiro modelo global da Volvo a também ser fabricado na China, fortalecendo as vendas locais. Também em 2018, foi eleito o Carro Mundial do Ano. A geração atual do XC60 apresentou os motores híbridos plug-in para um público mais amplo e, no último ano, foi o híbrido plug-in mais vendido da Europa.

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Fonte: Volvo
Linha 2026 chega atualizada
Para a linha 2026, o modelo recebeu leves modificações no visual, recebendo as mudanças feitas em fevereiro no mercado europeu. Começando o visual externo, o Volvo XC60 recebeu uma nova grade oblíqua e polida com o sempre presente logotipo da empresa no centro. Também mudou o para-choque dianteiro, agora com um novo design mais nítido e aerodinâmico e muito mais angular na parte inferior, combinado com novas luzes traseiras mais escuras.
As maiores novidades do Volvo XC60 para 2026, no entanto, estão quase todas concentradas no interior. Na cabine, de fato, vem o sistema de multimídia atualizado do Google Automotive, emprestado de XC90 e EX90 e baseado desta vez na nova plataforma Snapdragon Cockpit de última geração desenvolvida pela Qualcomm Technologies

Volvo XC60 2026 trouxe renovações no visual
Foto de: Volvo
Junto com isso, vem uma tela central multimídia com tela maior, de 11,2″, projetada para aprimorar a experiência no veículo com uma densidade de pixels 21% maior e, portanto, mais clareza. O carregador sem fio também foi revisado e o SUV ganhou novos porta-copos.

Interior sofreu maiores alterações
Foto de: Volvo
Sob o capô está um propulsor 2.0 turbo a gasolina aliado a um motor elétrico no eixo traseiro. A potência combinada desse conjunto é de 462 cv, enquanto o torque vai a 72,3 kgfm. Para alimentar o sistema elétrico, é utilizado um conjunto de baterias com 18,8 kWh de capacidade. O câmbio é automático de 8 marchas e a tração é integral.
O Volvo XC60 é vendido atualmente em quatro configurações, partindo de R$ 459.950 na T8 Plus e chegando aos R$ 539.850 na T8 Polestar.