A Volkswagen anunciou em abril passado um investimento de 580 milhões de dólares na Argentina para fabricar a nova “Amarok South America” (“Amarok América do Sul”). É assim que a matriz alemã chama a nova geração da picape média que será produzida em Pacheco (ARG), para substituir a atual Amarok, que no ano passado recebeu sua segunda reestilização.
O novo modelo não deve ser confundido com a Amarok de segunda geração, fabricada na África do Sul e vendida em muitos outros mercados, que foi desenvolvida em parceria com a Ford. Essa nova Amarok é um clone da atual Ford Ranger, que fazia parte do Projeto Cyclone global, que foi cancelado na Argentina.
VW Amarok – SAIC Maxus Interstellar X – Testes na Argentina
Foto de: Motor1 Argentina
Por outro lado, a “Amarok South America” a ser construída na Argentina é um clone de uma picape chinesa: a SAIC Maxus Interstellar X. Trata-se de uma picape maior que a atual Amarok feita no país vizinho. O modelo apresenta uma nova plataforma, caracterizada por uma estrutura monobloco, mas com um chassi tradicional que a torna mais robusta ao mesmo tempo em que economiza peso e oferece maior conforto ao dirigir.

VW Amarok “South America”, design de Juan Carlos Pavone.
Foto de: Motor1 Argentina
Ainda não se sabe até que ponto a “Amarok South America” mudará seu design em relação ao Maxus Interstellar. Até o momento, o designer brasileiro Juan Carlos Pavone apresentou uma projeção que mostra uma grande mudança no design do nariz.
Primeiro flagra na Argentina
Chegaram à caixa de entrada do Motor1.com Argentina as primeiras fotos de flagra de uma SAIC Maxus Interstellar X camuflada circulando na Argentina. As imagens foram tiradas na região de Zárate-Campana (ARG).
Apesar da camuflagem, é possível ver que o veículo é idêntico à Maxus Interstellar X já apresentada na China: nem mesmo o design das rodas de liga leve foi alterado. Também são idênticos o spoiler sobre a caçamba (com uma luz de freio saliente no meio), o design das laterais, o formato da tampa de carga, as barras de teto e o degrau sobre o para-choque traseiro. Além disso, e embora não seja visível nas fotos, o auto do flagra diz que as luzes traseiras tinham “LEDs verticais” (como no Maxus).

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Fonte: Motor1 Argentina
“Parecia uma picape muito grande, especialmente mais alta e mais larga do que outras picapes médias”, relatou o autor das imagens.
Ainda não se sabe o quão diferente a nova “Amarok South America” será da Maxus Interstellar X. Essa unidade camuflada poderia ser um modelo da SAIC importado diretamente da China. Ou, talvez, o projeto da nova Amarok sul-americana seja apenas uma troca de emblemas com o modelo chinês.

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Fonte: Motor1 Argentina
O que é certo é que essa nova plataforma permitirá que a Volkswagen introduza novas mecânicas. A base estrutural foi projetada para ser equipada com motores a gasolina, híbridos e até mesmo 100% elétricos. O lançamento comercial na Argentina está previsto para 2027 e deve ocorrer na sequência para o mercado brasileiro. A Amarok atual poderia deixar de ser produzida nessa época em Pacheco (ARG), embora ainda não tenha sido descartada a possibilidade de coexistirem no mercado por um tempo.
Na ocasião do anúncio do investimento para essa nova picape em Pacheco, a Volkswagen destacou a aliança global com o Grupo SAIC: “Na VW, temos uma aliança estratégica histórica com o Grupo SAIC na China. Esse novo projeto é um desenvolvimento conjunto em que muitas tecnologias são compartilhadas. É normal fazer esses desenvolvimentos conjuntos entre a VW e a SAIC. Neste caso, a cooperação foi no desenvolvimento de toda a parte técnica do projeto Amarok América do Sul”, enfatizou Thomas Schäfer, CEO Global da marca Volkswagen.