Search
Close this search box.
  • Home
  • Indústria
  • Após críticas, VW promete que novos carros terão botões no painel

Após críticas, VW promete que novos carros terão botões no painel

Os interiores da Volkswagen atingiram seu augue durante os anos de 2010, combinando bem telas e comandos físicos. Na virada da década, entretanto, o minimalismo tomou conta e a montadora decidiu eliminar os botões tradicionais em favor de superfícies sensíveis ao toque. A mudança incluiu até um infame controle deslizante de volume não iluminado, algo que reforçou às criticas em relação a montadora.

Agora, a VW admite que passou do ponto. O chefe de desenvolvimento técnico, Kai Grünitz, afirmou à revista britânica Autocar que novos painéis estão sendo desenvolvidos para corrigir os excessos do passado. Os próximos ID.3 e ID.4 trarão interiores renovados com foco no retorno de comandos físicos. O conceito ID.2all já antecipou essa nova filosofia.



Mas Grünitz não está sozinho nessa missão. Andreas Mindt, chefe de design da marca, também reconheceu o erro: “A partir do ID.2all, todos os modelos terão botões físicos para cinco funções essenciais: volume, aquecimento dos dois lados, ventilação e luz de emergência, sempre posicionados abaixo da tela”. Segundo ele, esses comandos voltarão a ser padrão na linha VW.

“Não vamos mais cometer esse erro”, garantiu Mindt. “No volante, também teremos botões reais. Nada mais de adivinhação. Eles dão resposta tátil, são reais, e as pessoas gostam disso. Afinal, estamos falando de um carro, não de um celular.”



<p>Conceito VW ID2.all</p>

Foto a: Volkswagen

Fontes internas da Volkswagen confirmaram ainda que um botão giratório de volume voltará a equipar os próximos modelos. E reconheceram – mesmo que indiretamente – que abandonar o painel tradicional foi uma má decisão: “Se algo funcionou bem por tantos anos, não havia razão para mudar”, disse um porta-voz.

Embora os modelos elétricos liderem essa transição, os carros a combustão da marca também deverão retomar o uso de comandos físicos. É improvável, porém, que a VW volte ao nível de botões do Golf da geração 7. Ainda assim, há avanços: o Golf GTI e o R já adotaram botões físicos no volante no facelift da oitava geração, algo replicado também na versão R-Line na Europa.



Rádio do VW Golf VII

A previsão é de que os três primeiros modelos com esse novo interior – o ID.2 de produção e os reestilizados ID.3 e ID.4 – cheguem em 2026. Resta saber se as mudanças também alcançarão outras marcas do grupo, como Skoda e Audi, que seguiram a mesma tendência minimalista nos últimos anos.

Assista o Electric Days AO VIVO 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Nova grade nos carros da BMW: a marca se redimiu?

Não se pode pensar em um BMW sem imaginar uma parte essencial de sua dianteira…

O que esperar da picape Renault Niagara, que chega em 2026?

Apesar de o bate-papo com Ariel Montenegro ter foco inicial no Boreal e em como…

Sprint Race GP de São Paulo de F1: os resultados

O caos se instaurou na corrida sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1, com…