Os interiores da Volkswagen atingiram seu augue durante os anos de 2010, combinando bem telas e comandos físicos. Na virada da década, entretanto, o minimalismo tomou conta e a montadora decidiu eliminar os botões tradicionais em favor de superfícies sensíveis ao toque. A mudança incluiu até um infame controle deslizante de volume não iluminado, algo que reforçou às criticas em relação a montadora.
Agora, a VW admite que passou do ponto. O chefe de desenvolvimento técnico, Kai Grünitz, afirmou à revista britânica Autocar que novos painéis estão sendo desenvolvidos para corrigir os excessos do passado. Os próximos ID.3 e ID.4 trarão interiores renovados com foco no retorno de comandos físicos. O conceito ID.2all já antecipou essa nova filosofia.
Mas Grünitz não está sozinho nessa missão. Andreas Mindt, chefe de design da marca, também reconheceu o erro: “A partir do ID.2all, todos os modelos terão botões físicos para cinco funções essenciais: volume, aquecimento dos dois lados, ventilação e luz de emergência, sempre posicionados abaixo da tela”. Segundo ele, esses comandos voltarão a ser padrão na linha VW.
“Não vamos mais cometer esse erro”, garantiu Mindt. “No volante, também teremos botões reais. Nada mais de adivinhação. Eles dão resposta tátil, são reais, e as pessoas gostam disso. Afinal, estamos falando de um carro, não de um celular.”

Foto a: Volkswagen
Fontes internas da Volkswagen confirmaram ainda que um botão giratório de volume voltará a equipar os próximos modelos. E reconheceram – mesmo que indiretamente – que abandonar o painel tradicional foi uma má decisão: “Se algo funcionou bem por tantos anos, não havia razão para mudar”, disse um porta-voz.
Embora os modelos elétricos liderem essa transição, os carros a combustão da marca também deverão retomar o uso de comandos físicos. É improvável, porém, que a VW volte ao nível de botões do Golf da geração 7. Ainda assim, há avanços: o Golf GTI e o R já adotaram botões físicos no volante no facelift da oitava geração, algo replicado também na versão R-Line na Europa.

A previsão é de que os três primeiros modelos com esse novo interior – o ID.2 de produção e os reestilizados ID.3 e ID.4 – cheguem em 2026. Resta saber se as mudanças também alcançarão outras marcas do grupo, como Skoda e Audi, que seguiram a mesma tendência minimalista nos últimos anos.
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